1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Copel fecha contrato de 14 anos para criação de usina de energia solar com grupo internacional
Tempo de leitura 2 min de leitura

Copel fecha contrato de 14 anos para criação de usina de energia solar com grupo internacional

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/09/2020 às 20:40
Copel em contrato de energia solar de 14 anos para usina
Sede da empresa Copel

Voltalia, um grupo  internacional em energias renováveis, assinou um contrato de venda de energia solar de longo prazo com a Copel

A nova usina de energia solar da Copel de 260 MW estará localizada no parque brasileiro da Voltalia de Serra Branca, no estado do Rio Grande do Norte, a maior instalação eólica e de energia solar do mundo.

Leia também

“Graças a este contrato a Voltalia atinge 1,9 GW de projetos desenvolvidos com sucesso no nosso cluster Serra Branca. Este novo sucesso destaca a qualidade de nosso parque eólico e solar, que atrai concessionárias locais, bem como empresas internacionais que desejam obter energia limpa. Com 0,5 GW de potencial adicional em Serra Branca e o desenvolvimento de nosso novo parque de 1 GW em Canudos, junto com outros sites menores, somos um produtor líder de energia renovável no Brasil. Estou muito orgulhoso das equipas da Voltalia e agradeço o seu empenho, especialmente no presente contexto ”, comentou Sébastien Clerc, Presidente Executivo da Voltalia.

Usina de energia solar de 260 MW em parceria com a Copel

A Voltalia em parceria com a Copel construirá uma usina solar de 260 MW (SSM 3 a 6) e fornecerá também  energia solar à Copel por meio de um contrato de 14 anos, a partir de 2023. Os projetos SSM 3 a 6 deverão ser comissionados no primeiro semestre de 2022, antes do início dos contratos de venda de energia de longo prazo, sendo a produção antecipada vendida em contrato de curto prazo já firmado com a Copel.

Algumas das obras de construção da usina de energia da Copel devem ocorrer ao mesmo tempo que a fazenda solar SSM 1 e 2. Ao reunir recursos para SSM 1 a 6, a Voltalia alcançará economias de escala significativas em todos os estágios, com a mesma equipe de O&M atendendo às duas usinas solares.

Energia Solar, uma fonte competitiva de energia

A energia limpa agora representa 0,5 GW nas instalações de 2,4 GW da Voltalia em Serra Branca, o maior parque eólico e de energia solar do mundo.

As duas fontes de energia são complementares, uma vez que o vento sopra principalmente à noite na Serra Branca. Este novo contrato com a Copel demonstra a atratividade e competitividade da energia solar cujo custo baixou consideravelmente: -82% entre 2010 e 2019 (fonte IRENA).

Hoje, a energia renovável representa 20% da capacidade instalada total da Voltalia. A Companhia pretende ampliar ainda mais essa tecnologia em suas três principais regiões, com 1 GW adicional de capacidade solar já contratado.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos