Primeira usina de energia solar da Copel no Paraná está na reta final de construção

Valdemar Medeiros
por
-
06-10-2020 10:12:06
em Energia Renovável
energia solar - usina - copel Painéis de energia solar da usina do Paraná

A primeira usina solar da Copel, que está sendo construída no município de Bandeirantes, no norte do Paraná, está recebendo a parte final das estruturas e módulos fotovoltaicos.

A linha de distribuição da usina de energia solar que vai conectar os parques geradores à rede da Copel também já está sendo instalada, essa será a primeira usina a ser implantada no município de Bandeirantes.

Leia também

Potência da usina de energia solar da Copel

O sistema vai ter potência instalada total de 5,36 MWp (megawatt-pico, unidade de potência de energia fotovoltaica) e a primeira fase deve entrar em operação ainda em 2020.

“Estamos muito gratos com o processo de conclusão da usina de Bandeirantes, teremos orgulho de colocar em pratica esse novo projeto que ficará disposição não apenas para a população, mas também para fins comerciais”, afirma o superintendente da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Ricardo Rothstein.

Projeto de construção de usinas de energia solar compartilhada em parceria com a Copel  

Na geração de energia solar compartilhada é possível considerar duas ou mais unidades consumidoras reunidas através de consórcio ou cooperativa para usar uma parcela da energia gerada pela usina na redução da fatura de energia.  

Já no autoconsumo remoto, as unidades consumidoras devem ser de mesma titularidade, ou seja, vinculadas a um mesmo CNPJ. Em ambos os casos é preciso que as unidades consumidoras estejam na área de concessão da Copel.  

Sobre a Copel

A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa brasileira do estado do Paraná que gera, transmite e distribui energia elétrica e também atua nas áreas de telecomunicações em praticamente todo o estado, com uma população estimada em 2014 de aproximadamente 11,08 milhões de habitantes e com um quadro de funcionários de 7.523 empregados.

A Copel opera um parque gerador de 21 usinas próprias , das quais 19 são hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica. A capacidade instalada total dessas usinas é de 4.756,1 megawatts. Os ativos de transmissão somam 3.821 km de linhas de transmissão e 44 subestações, com previsão de adição de mais 1.581 km até 2021.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.