1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Porto de Itaguaí receberá novo terminal para transporte e armazenamento de produtos sólidos
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto de Itaguaí receberá novo terminal para transporte e armazenamento de produtos sólidos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/03/2023 às 16:39
Porto de Itaguaí
Porto de Itaguaí (foto/divulgação)

O Porto de Itaguaí receberá mais um projeto de infraestrutura por parte da PortosRio que tende a melhorar o escoamento de carga na região e aumentar o fluxo de navios.

O projeto dentro do Porto de Itaguaí tem como objetivo a construção de um novo terminal para transporte e armazenagem de minérios sólidos a granel, na instalação ITG 02. No primeiro ano do contrato, o investimento estimado para o Porto de Itaguaí é de cerca de 3 bilhões de reais, e a capacidade de processamento anual é de 20 milhões de toneladas. No dia 23, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) decidiu abrir consulta pública, que é a primeira autorização do órgão regulador em 2023.

Projeto da construção dentro do Porto de Itaguaí já foi aprovada

A 539ª reunião ordinária da Diretoria da ANTAQ aprovou os documentos preparatórios para a licitação da instalação portuária. Os diretores concordaram que o estudo que embasou o edital atendeu à Resolução Normativa ANTAQ nº 85/2022 e aprovaram a abertura de consulta pública para obtenção de subsídios e propostas de aprimoramento dos documentos técnicos e legais pertinentes à realização do ITG- 02.

O momento das submissões e o agendamento das audiências públicas serão determinados pela agência em uma data posterior. O futuro empreendimento no Porto de Itaguaí, que ocupará uma área de 348.937 metros quadrados, é considerado intimamente relacionado ao comércio exterior brasileiro, pois fornecerá a infraestrutura necessária para escoar os produtos do Quadrilátero Ferrífero e consolida a posição do Porto de Itaguaí como um dos principais complexos portuários do país, além de gerar benefícios econômicos e sociais em 25 anos de operação, também pode ser renovado no mesmo período.

Em relação ao impacto socioeconômico do projeto, estudos anteriores da PortosRio indicaram que nos primeiros anos de implantação serão gerados mais de 2.800 empregos indiretos e, em operação, serão gerados 250 empregos diretos e 1.800 indiretos. As estimativas indicam que o projeto proposto aumentará significativamente a receita do Município de Itaguaí com o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), no valor de R$ 1,2 bilhão ao longo do período do contrato.

Polícia apreende no Porto de Itaguaí cerca de 400kg de cocaína

No início de fevereiro, cerca de 400 quilos de cocaína foram apreendidos em um contêiner no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A apreensão foi uma operação conjunta da Delegacia Antidrogas (DRE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, da Polícia Federal e de auditores da Receita Federal. 

Segundo a investigação, esse lote de drogas com peso de 387 quilos seria ensanduichado em um caminhão de café e enviado para a Espanha. Por se tratar de tráfico internacional de drogas, o material foi encaminhado para a Polícia Federal na Praça Mauá. A investigação segue para identificar o dono da carga e quem foi contratado para transportar a droga para o exterior.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos