O Grupo DOF garantiu um novo rumo para o AHTS Skandi Ipanema. A embarcação irá explorar águas brasileiras, em um contrato de longa duração com a Petrobras.
Nessa quinta-feira (26/01), o Grupo DOF recebeu autorização da Petrobras por meio de um contrato com duração de quatro anos. O contrato visa o afretamento de uma de suas embarcações para o abastecimento de rebocadores de manuseio de âncoras (AHTS). A aliança firme com a sua afiliada brasileira, Norskan Offshore, garante que o AHTS Skandi Ipanema opere como AHTS-TS ou TO. Caso a parceria seja benéfica, o contrato possui uma opção que possibilita a extensão do acordo por mais um ano.
Com o acordo concluído entre a DOF Subsea e a Petrobras, a expectativa é de que os planos sejam desenvolvidos no terceiro trimestre de 2023
O CEO da DOF, Mons Aase, diz estar muito contente e espera grandes feitos com a nova aliança: “Estou muito satisfeito com este prêmio, adicionando mais carteira de pedidos para nossa frota AHTS no Brasil e ansioso para fornecer serviços de alta qualidade à Petrobras.”
De acordo com a empresa Norueguesa, o valor bruto do contrato é de aproximadamente US$ 51 milhões. Em relação ao Skandi Ipanema, o AHTS foi construído no ano de 2010 e é do projeto STX AH 05. Esta embarcação pode acomodar 38 pessoas.
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Sobre os acordos recentes da DOF, é válido fazer uma observação de que a empresa conquistou novos empregos para os navios em dezembro de 2022 na região do Atlântico com uma operadora não revelada na África Ocidental.
As relações no ramo de petróleo e gás entre Brasil e Noruega
A relação da empresa norueguesa com o Brasil já existe há alguns anos. O grupo DOF ASA investiu US $50 milhões em atividades de apoio marítimo ao nosso país no ano de 2012, assinando um contrato duradouro entre as empresas.
Ainda em 2012, houve ações para a construção de novas embarcações em águas brasileiras e, aliás, o maior rebocador foi construído no Brasil, nesse mesmo ano.
Segundo Eirik Torressen, diretor-geral do grupo no Brasil, diz que quando a empresa se instalou no país, em 2001, começou a operar com dois navios.
Depois de sete anos, em 2008, o número subiu para oito embarcações. Em 2012 alcançou 24 navios e em 2014, 28. Desse total, 16 navios, têm a bandeira brasileira.
Todas as embarcações da DOF no Brasil, têm contrato de longo prazo com a Petrobras. “Fazemos isso porque acreditamos no mercado brasileiro”, concluiu Torressen.
Recentemente, a DOF Subsea fechou mais um acordo com a Petrobras, o que concedeu novos serviços a longo prazo ao grupo no Brasil.
As embarcações Skandi Angra, Skandi Paraty, Skandi Urca, Skandi Fluminense, atualmente operando para a Petrobras, foram contratadas por mais três anos firmes e mais dois por opção da empresa brasileira.
De acordo com a DOF, o valor bruto dos contratos é de aproximadamente US $260 milhões.
O CEO da DOF Subsea, conclui: “Estou muito satisfeito por esses prêmios garantirem a utilização de nosso pessoal e nossos ativos e adicionarem uma importante carteira de pedidos ao grupo. Isso fortalece ainda mais nossa posição de liderança no Brasil e confirma nosso longo relacionamento com a Petrobras“.
Além da Petrobras, os principais clientes da DOF no Brasil são: a Equinor, a Shell, a Chevron e OGX.