1. Início
  2. / Construção
  3. / Por que Singapura está construindo caixões de concreto no oceano?
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 6 comentários

Por que Singapura está construindo caixões de concreto no oceano?

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 30/05/2024 às 19:46
Assista o vídeoPor que Singapura está construindo caixões de concreto no oceano?
Imagem: Construction Time/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Singapura, conhecida pelo seu alto desenvolvimento, enfrenta limitações territoriais e de abastecimento de água. A construção de caixões de concreto no oceano é uma solução inovadora para expandir seu território e melhorar a gestão de água.

Singapura, localizada no sudeste asiático, é famosa por seu alto desenvolvimento econômico e seu nono maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo. No entanto, a nação enfrenta sérias limitações territoriais e de abastecimento de água. Para lidar com esses desafios, Singapura está investindo em um megaprojeto inovador: a construção de caixões de concreto no oceano.

O projeto envolve a criação de mais de 130 blocos de concreto, cada um com a altura de um prédio de 10 andares. Esses blocos estão sendo posicionados no megaporto de Tuas, localizado no oceano Índico, com o objetivo de expandir o território de Singapura. No total, serão 227 blocos, formando um muro de 9,1 km de comprimento e criando uma nova área de terra firme onde antes havia apenas oceano.

Este projeto é parte dos esforços contínuos de Singapura para melhorar sua gestão de recursos hídricos

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Apesar de ter um dos maiores índices de precipitação anual do mundo, Singapura depende fortemente da importação de água da Malásia. Para reduzir essa dependência, o país tem investido em tecnologias avançadas para captar e tratar a água do mar e de esgoto, transformando-a em água potável.

Os caixões de concreto do megaporto de Tuas não apenas ampliam o território, mas também proporcionam um espaço adicional para o megaporto, que é crucial para a economia marítima da região. O projeto do megaporto de Tuas, inaugurado em 2022, pretende aumentar a capacidade portuária de Singapura em cinco vezes e injetar US$ 4,5 bilhões na economia até 2025.

A construção desses caixões de concreto é uma obra de engenharia impressionante

Cada bloco tem 29 metros de altura, 20 metros de largura e 40 metros de comprimento, pesando 15.000 toneladas. A fabricação desses blocos envolve um complexo processo de moldagem e movimentação, realizado por uma equipe de 800 trabalhadores em turnos diários de 12 horas.

Além de expandir o território, os caixões de concreto também ajudam na gestão de água, criando um possível espaço para a captação e tratamento de recursos naturais. Esse projeto é um exemplo de como a união entre tecnologia e construção civil pode proporcionar soluções inovadoras para desafios ambientais e econômicos.

Singapura espera alcançar a autossuficiência em recursos hídricos até 2061, com projetos como este desempenhando um papel crucial

Atualmente, cerca de 30% da demanda por água potável é atendida internamente, e a meta é aumentar esse número para 55% até 2050. Embora o projeto enfrente desafios e controvérsias, como preocupações ambientais e altos custos, a determinação de Singapura em encontrar soluções inovadoras para suas limitações naturais é evidente. A construção dos caixões de concreto no oceano Índico é uma prova de como a tecnologia pode ajudar a superar obstáculos e garantir um futuro sustentável para a nação.

Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Suzilene Vieira Vaz
Suzilene Vieira Vaz
01/06/2024 14:33

Tudo o que o ser humano põe a mão dificilmente é isento de efeitos colaterais. Apesar da boa intenção, a tecnologia sempre provou ser menos lógica que a natureza. Afinal somos seres limitados e não vemos as consequências de nossas ações a longo e digo “longo” prazo. Espero que eu esteja equivocada.

Tamotsu
Tamotsu
01/06/2024 11:59

Gostaria de saber um pouco mais dessa ideia : como esses blocos vai ajudar na capitação de água ,como ou com que vão encher o espaço terra água para virar terra ,etc os blocos são concretos cimento e areia brita ,enfim tem onde ler sobre isso , obrigado.

Benedita Bernadete
Benedita Bernadete
01/06/2024 11:03

É INACREDITÁVEL A FALTA DE NOÇÃO DESSES HUMANÓIDES….QUEREM ACABAR DE VEZ COM TUDO …DE CIMA EM BAIXO LITERALMENTE.NAOOOO ,PAREM,STOP,NO….HELP IN PLANET

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
Ir para o vídeo em destaque
6
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x