Início Por que o etanol não fica mais barato no Brasil já que somos uma super potência na produção de cana-de-açúcar? Entenda como a regulação de mercado afeta até mesmo preço deste combustível que não tem Paridade de Preço de Importação

Por que o etanol não fica mais barato no Brasil já que somos uma super potência na produção de cana-de-açúcar? Entenda como a regulação de mercado afeta até mesmo preço deste combustível que não tem Paridade de Preço de Importação

22 de março de 2022 às 13:56
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O etanol acompanha os reajustes da gasolina. Essa regulação de mercado mantém o álcool elevado mesmo o Brasil sendo forte na cana-de-açúcar.
É grade a expectativa para a queda do preço do etanol nos postos | Imagem: UOL via Google

Agora que a gasolina aumentou de preço mais uma vez, muitos brasileiros voltam às atenções para o etanol. O combustível é produzido da cana-de-açúcar, um produto abundante no Brasil, porém o seu valor é submetido à regulação de mercado, o que impede de ser ainda mais barato.

Recentemente, a gasolina aumentou de preço em quase 19% nas refinarias, elevando o valor médio do combustível em mais de R$ 7,00 nos postos, praticamente ao mesmo tempo em que o etanol caiu 8,85%, tornando essa opção mais vantajosa em alguns estados brasileiros. O álcool, como popularmente é chamado, não emite monóxido de carbono e é derivado de um produto abundante no Brasil: a cana-de-açúcar. Apesar da potência que é o país na produção dessa matéria prima, o sistema de vendas do etanol é submetido à regulação de mercado.

Vídeo Explicativo sobre Parte Deste Tema?

Por que o Etanol subiu junto? Fonte: Dinheiro com Você

A regulação de mercado, na prática, é o que mantém o estoque do etanol. O preço do combustível derivado da cana-de-açúcar acompanha os aumentos da gasolina. Ou seja, se o álcool ficar barato demais, todo mundo vai comprar e ele pode acabar. Portanto, para que isso não ocorra, a saída desenvolvida pelo mercado é manter os reajustes para cima.

Por outro lado, os impostos do etanol importado serão zerados até o fim de 2022. A redução a zero das alíquotas foi anunciada na segunda-feira (21) pelo Ministério da Economia. O imposto será zerado assim que a medida for publicada no Diário Oficial da União.

“Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo”.

Declaração do secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys

Pode a gasolina ser barateada também com a medida de zerar os impostos do etanol importado?

O Ministério da Economia afirma que zerar as tarifas da importação de etanol fará o preço da gasolina cair até R$ 0,20 nos postos de combustíveis, isso porque o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro. O etanol tem uma alíquota de importação de 18%

O preço da gasolina teve alta muito acelerada, em função da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia no leste europeu. Os russos estão no topo da lista de países exportadores de petróleo, que é a matéria prima da gasolina.

Os motoristas de veículos flex que querem saber qual a melhor escolha entre gasolina e etanol, é necessário fazer um cálculo sobre o preço dos dois combustíveis.

O etanol tem 70% da eficiência da gasolina, então o que se deve fazer é dividir o valor dele pelo da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, quer dizer que o álcool está custando mais de 70% do valor da gasolina. Porém, se o resultado da divisão for menor do que 0,7, então é mais interessante consumir o etanol.

Safra de cana-de-açúcar em 2022 e as expectativas para mais redução do preço do etanol

A safra de cana-de-açúcar começa no dia primeiro de abril de 2022. E a expectativa é de que a produção do produto deva ter recuperação em 2022/2023. A projeção é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea), numa expectativa positiva de clima mais favorável e maior produtividade dos canaviais brasileiros, se comparado com a temporada 2021/2022, que termina no dia 31 de março.

Portanto, se as expectativas de um quadro climático favorável no início de 2022 acontecerem, haverá aumento na fabricação de açúcar e principalmente de etanol, com mais oferta. Segundo a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, a safra de cana de açúcar 22/23 deve alcançar valores entre 530 milhões e 578 milhões.

Na última safra, a produção de cana variou entre 516 milhões e 520 milhões de toneladas registradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única).

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes