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Plano de investimento de R$ 8 bilhões em obras de infraestrutura no Porto de Santos trará expansão no número de exportação

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/04/2022 às 09:13
O Ministério da Infraestrutura comentou sobre as próximas obras de infraestrutura que o Porto de Santos receberá e destacou que, com o investimento, o complexo passará a ter mais expansão na exportação e uma alta redução nos custos operacionais
Foto: Santos Port Authority (SPA)

O Ministério da Infraestrutura comentou sobre as próximas obras de infraestrutura que o Porto de Santos receberá e destacou que, com o investimento, o complexo passará a ter mais expansão na exportação e uma alta redução nos custos operacionais

Com o projeto de privatização do Porto de Santos cada vez mais acelerado pelo Ministério da Infraestrutura, novos debates sobre os benefícios do processo estão sendo feitos. De acordo com o comentário feito pelo Ministro na sexta-feira, (22/04), espera-se que o investimento nas obras de infraestrutura, que está orçado em R$ 8 bilhões, traga novas perspectivas para a exportação no complexo e para os gastos operacionais. 

https://twitter.com/jfolhabarra/status/1519064729699950592

Obras de infraestrutura do Porto de Santos estão orçadas em R$ 8 bilhões totais para construção de túnel, linha ferroviária e reformas nos terminais do complexo portuário

O Ministério da Infraestrutura fez algumas declarações quanto ao processo de desestatização do Porto de Santos durante a última sexta e destacou que o principal benefício do plano de investimento do setor privado para as obras de infraestrutura no local será a expansão no número de operações de exportação. Assim, o complexo poderá atingir novos patamares dentro do mercado internacional com uma estrutura portuária mais adequada para esses serviços. 

O ministro realizou uma visita na última sexta-feira à região onde será construído o túnel entre Santos e Guarujá e as linhas férreas internas do porto e comentou sobre essas novas perspectivas para o porto, além de ter passado pelo terminal STS10, pelas linhas férreas da região de Outeirinhos e pelas obras de extensão e aprofundamento do Cais do Tecon Santos. Todas essas estruturas passarão pelas principais obras de infraestrutura que estão previstas no plano de investimento dentro do Porto de Santos e serão essenciais para a expansão dessas operações de exportação. 

Assim, dentro do plano de investimento nas obras de infraestrutura, que está orçado em um total de R$ 8 bilhões, R$ 3,285 bilhões serão aplicados no STS10; R$ 3,5 bilhões na construção do túnel submerso e mais R$ 1,5 bilhão da Santos Brasil no Tecon Santos, enquanto R$ 23 milhões foram aplicados na terceira linha ferroviária de Paquetá. Dessa forma, a maior parte das estruturas principais do Porto de Santos para a exportação de cargas será contemplada com os investimentos iniciais e, ao longo dos próximos anos com o processo de desestatização, novas obras acontecerão.

Ministro da Infraestrutura realiza visita e vistoria às obras de infraestrutura no porto e destaca expansão da competitividade após finalização do projeto de investimento no complexo

Além das estruturas principais visitadas pelo ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio também navegou no canal de acesso do Porto e passou pela área que vai corresponder ao STS10 e também pelo local onde será construído túnel submerso para ligar as cidades de Guarujá e Santos. As vistorias foram realizadas para uma visão mais ampla sobre como está o processo das obras de infraestrutura e a aplicação do investimento nessa iniciativa. 

Assim, Marcelo Sampaio destacou mais uma vez a necessidade desse plano de infraestrutura para a expansão das operações de exportação e para um crescimento maior do Porto de Santos, afirmando que “Esse investimentos vão garantir que a gente aumente a nossa competitividade, eficiência, e assim reduza o custo-Brasil”, que diz respeito aos gastos necessários para as operações de movimentação de cargas, transações e demais questões logísticas dentro da cadeia produtiva portuária. 

Estando em funcionamento desde o fim de 2021, o Tecon Santos, operado pela Santos Brasil, tem investimento projetado de R$ 1,5 bilhão até 2031 e contará com obras de infraestrutura para o aprofundamento do canal, sendo o principal destaque no plano de expansão para o Porto de Santos.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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