Piloto de ROV: profissão de grande potencial no mercado de petróleo

Piloto de ROV profissão com grande potencial de mercado no pré-sal
 

Profissional em plena ascensão, o Piloto de ROV vêm com grandes promessas de mercado para quem ingressar agora

[supsystic-social-sharing id=’1′]O RVO para até coisa de ficção, mas não é! Imagine-se pilotando um robô mergulhador na profundezas dos oceanos, alcançar e filmar lugares onde o homem não consegue. Pode até parecer aqueles jogos de realidade virtual ou alguma espécia de jogo, mas isso é real bem real e é uma profissão bem lucrativa, sendo que a maior demanda do profissional que piloto este robô advém da indústria do petróleo. Esse ROV’s são fundamentais para alcançar águas profundas e super profundas para fazer  manobras operacionais em equipamentos e observa-los, que na maioria das vezes estão a mais de 3000m de lâmina d’água.

Significado de ROV

ROV vêm da sígla em inglês que significa Remotely Operated Vehicle( Veículo Operado Remotamente). Estes são robôs com a finalidade de observação marinha com diversas câmeras acopladas, garras e sensores. O piloto os operam via controle remoto de uma sala de controle, localizado em uma plataforma petrolífera ou em embarcações, toda a locomoção e trajeto do veículo é gravado e mostrado em tempo real em monitores. Os ROV conseguem vasculhar espaços restritos, examinar tubulações e ajudam até mesmo mergulhadores( clique aqui para conhecer a profissão de SOLDADOR SUBAQUÁTICO).

Quais mercados pegam pilotos de ROV’s?

Como dito no 1ª parágrafo, o mercado que contratam mais no momento é o offshore no ramo de exploração de petróleo. Mas há mercado para este profissionais no sentido de inspecionar navios, atividades de resgates, acompanhamento de obras submersas além dos científicos, que visa a monitoração e estudo da vida marinha.

Este mercado é promissor no Brasil?

Como se trata de um seguimento bem estabelecido nacionalmente na indústria de combustíveis fósseis no Brasil, ainda têm muito mercado para quem quiser ingressar neste setor. Isso se potencializa ainda mais com a descobertas de jazidas de petróleo no pré-sal.( clique aqui quiser conhecer alguns destes poços)

Quais as qualificações exigidas para se tornar um piloto de ROV?

Em nosso país( Brasil) o ramo petrolífero exige o mínimo de qualificação para pilotar essas veículos robôs, mas não se preocupe porque não é nada tão difícil, como ter que ficar anos em uma sala de aula ou ser algum tipo de engenheiro. Exige-se curso técnico nso seguimentos de Eletrotécnica, Eletrônica, Mecatrônica, Automação, Mecânica e Eletromecânica( Conheça algumas profissões aqui). Exige-se também registro no conselho de classe( CREA), mas até onde sabemos, o Brasil é o único que pede essa habilitação, em outros países basta atestar experiência ou curso válido na área. Conhecimento básicos de inglês também é muito importante devido ao mecanismos, leituras das grandezas no monitor e manuais estarem na lingue inglesa.

Qual a faixa salarial de um piloto de ROV?

Como há poucos profissionais deste tipo na indústria, consequentemente ele é muito valorizado. Para quem trabalha em regime de treinamento, recebe em torno de R$2.998,00. Agora quando o piloto já tem um formação consolidada e muitos anos de experiência, esse valor vai de 6 mil e pode superar dos 10.000 reais por mês.

Ainda há vagas para este ramo?

A tendência é que a cada ano que se passe, este mercado fique maior a mais volumoso ao longo do tempo. Mas pode ser que alguns candidatos que não dominem a língua inglesa tenham mais dificuldade em conseguir vagas.( Acesse aqui e veja o artigo sobre a importância do inglês na vida profissional)

O que podemos esperar desta profissão nos próximos anos ?

Assim como em qualquer profissão, aqueles que estudam e se aperfeiçoam primeiro em área em plena ascensão, alcança is melhores cargos e salários primeiro. Realmente é um seguimento muito curioso e que ha muito s ser explorado ainda.

Como alguns exemplos de operações com ROV, podemos citar a exploração do navio naufragado Titanic, solução do problema de vazamento de óleo na plataforma de petróleo British Petroleum no Golfo do México, localização dos destroços do avião Air Bus do voo 447, e mais uma gama de aplicações técnicas.

Onde fazer cursos de ROV?

Em programas de trainee providos por grandes empresas multinacionais, instituições ligadas ao governo como o SENAI ou escolas profissionalizantes particulares. Nesta última a carga horária é de 40 horas normalmente.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior