Petrobras conclui processo de venda de 10% de participação da TAG, Transportadora Associada de Gás S.A, para o grupo Engie/CDPQ
Nesta segunda-feira (20/07), a Petrobras concordou em vender sua participação remanescente de 10% na empresa de gasodutos Transportadora Associada de Gás (TAG) para a Engie Brasil e o fundo de investimento canadense Caisse de Depot et Placement du Quebec (CDPQ), segundo a Reuters.
Leia também
- Halliburton registra perda de US$ 1,7 bilhão no segundo trimestre
- Anglo American firma acordo para instalação e operação de uma planta piloto de hidrometalurgia em Goiânia
- Investimento de 200 milhões em novo terminal da Raízen, no Maranhão, promete desafiar refinarias
De acordo com a Engie, a transação valeu 1 bilhão de reais (US$ 187,5 milhões), e segue a venda de US$ 8,6 bilhões no ano passado pela Petrobras dos outros 90% da TAG para o mesmo grupo.
Em nota, a Petrobras informou que o acordo está alinhado com sua estratégia de “otimização de portfólio”, melhorando sua alocação de capital e maximizando o valor para os acionistas.
-
Banco Central acende alerta: inflação deve fechar 2026 em 5,2%, acima do teto de 4,5%, e risco de estouro da meta salta de 30% para 79%
-
Japão desperta após anos adormecido e pode causar mudanças no mundo com décadas de dinheiro barato chegando ao fim em uma virada que preocupa investidores
-
Rei Charles III abre as contas da família real britânica, revela imposto milionário e mostra como verba pública, imóveis históricos, parques eólicos e ducados ajudam a sustentar uma monarquia cercada de cifras bilionárias
-
Santa Catarina vai ganhar um parque temático militar de R$ 100 milhões em Tijucas, instalado em 150 mil m² às margens da BR-101, e o projeto antigo de um engenheiro promete transformar mais de 5 mil itens de 130 conflitos em passeios de tanque, aerobarco, tirolesa e experiências imersivas para visitantes
A Engie Brasil, subsidiária brasileira da francesa Engie SA (ENGIE.PA), afirmou em comunicado que os 1 bilhão de reais foram pagos integralmente à Petrobras na segunda-feira (20).
O secretário de privatização Salim Mattar disse que o acordo é mais uma prova do estado reduzindo sua presença em setores importantes e abrindo caminho para mais concorrência.
“A transação representa outro marco importante para a abertura do setor de gás natural no Brasil e está alinhada com a estratégia de otimizar o portfólio da empresa e com a política do governo de privatização e liberalização econômica”, twittou Mattar.
Desinvestimento da Petrobras no setor de gás natural
No início deste mês de julho, a Petrobras iniciou a fase vinculante do processo de venda de sua participação restante de 10% na Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
A companhia havia iniciado o processo de venda da fatia de 10% na NTS no final de março. Em 2017, a estatal vendeu 90% de participação na transportadora por mais de 5 bilhões de dólares.
A NTS é uma transportadora de gás natural com gasodutos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e conexões a uma série de instalações, entre elas o gasoduto Brasil-Bolívia e a TAG, segundo a Petrobras. A capacidade de transporte é de 158,2 milhões de metros cúbicos por dia.
