O terminal foi inaugurado durante a pandemia a cerca de dois meses, no Porto de Itaqui, em São Luís no Maranhão
Executivos da companhia Reuters disseram na quinta-feira que, a empresa Raízen começou a receber navios de combustível e o projeto expandirá as importações de diesel do país e a distribuição de produtos para o norte e nordeste. O mais novo terminal tem um investimento em cerca de 200 milhões de reais, pode movimentar 1,5 bilhões de litros de combustível anualmente e é capaz de armazenar até 80 milhões de litros de combustível. Além disso, está conectado a ferrovias, o que garante que a empresa também possa transportar etanol e biodiesel de baixo custo do Centro-Oeste.
Veja ainda outras notícias:
- Processo seletivo de emprego demanda profissionais da engenharia civil em empresa de transportes do Rio de Janeiro, neste dia 20
- Projetos no setor de óleo e gás devem sofrer queda de 75% neste ano de 2020, devido a crise causada pelo Covid-19
- Profissionais sem experiência podem se candidatar a vaga da TechnipFmc para Macaé, no Rio de Janeiro
Idealizado a partir do momento em que a Petrobras começou a implementar os preços de mercado dos produtos petrolíferos brasileiros há alguns anos, o terminal prometeu efetivamente “desafiar”, mesmo depois que algumas dessas refinarias se tornassem controladas pelo setor privado. Para Nilton Gabardo, o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Infraestrutura da Raízen, o que prevalece no mercado de combustíveis é “corrida de redução de custo”, o que é a essência do terminal.
“Quando se trabalha com custos eficientes, acaba desafiando mais os refinadores… a primeira coisa é ter capacidade, aí você pode acessar as opções… O mercado brasileiro de modo geral não tem infraestrutura para bancar competição de alto nível com as refinarias, e essa capacidade da Raízen vai permitir isso…”, disse Nilton.
-
A maior esmeralda lapidada do planeta é do Brasil: Com mais de 11 quilos e 30 centímetros de comprimento, Teodora tem o tamanho de uma melancia e valor cercado de polêmicas
-
Com dois motores de 600 cavalos, Porto de Los Angeles terá seu primeiro rebocador elétrico
-
Porto de Cabedelo é modernizado com mais de R$ 300 milhões em investimentos e passa a operar com energia solar
-
Porto de Antonina recebe investimento de R$ 18 milhões para obras de revitalização das vias de acesso
A empresa disse à Reuters que, com os ativos, a Raízen ampliará a concorrência com a BR Distribuidora que tem sede em São Luís, e também deve realizar armazenamento no terminal de Tequimar. A subsidiária da Petrobras, Transpetro, também possui um terminal no porto.
Segundo a Raízen, a longo prazo, esse grupo de terminais e bases de distribuição são os ativos mais eficiente da empresa, operando grandes composições ferroviárias conectadas pela malha ferroviária da Ferrovia Centro-Atlântica, além da Ferrovia Norte-Sul.
“Essa é a materialização da Raízen como player que acredita no diferencial de alta performance, traz resiliência para o negócio, traz opões para a gente, sejam elas da importação, cabotagem, saída do etanol (exportação), importação de etanol, biodiesel, temos falado que é um terminal flex, essa característica é bastante importante”, disse o Antonio Simões, que é VP de Logística, Distribuição e Energia da Raízen.
Segundo a Reuters, o porto de Itaqui registrou um aumento de 7% no tráfego este ano, impulsionado principalmente pelo transporte de soja, o que mostra principalmente que a força do agronegócio, o que foi menos afetado na pandemia da Covid-19. Com relação ao impacto da pandemia no mercado de combustíveis, Simões apontou que a empresa começou a retomar as vendas, principalmente com diesel.
“O diesel retornou até um pouco mais rápido que o imaginado para patamares parecidos…, muito impulsionado por boa safra, o agronegócio não teve grandes impactos, isso está se refletindo em retomada de volume de diesel”, disse Antonio, considerando que a gasolina e o etanol ainda dependem da reabertura das grandes cidades.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.