1. Início
  2. /
  3. / Engie oferece US $ 8,6 bilhões e fatura a unidade de oleodutos da Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura

Engie oferece US $ 8,6 bilhões e fatura a unidade de oleodutos da Petrobras

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/04/2019 às 19:39

Sem categoria

Petrobras Engie TAG venda

Superando todas as ofertas de suas concorrentes, a Engie SA fatura a TAG da Petrobras. O próximo passo será a venda de algumas refinarias no Brasil

O consórcio liderado pela francesa Engie SA apresentou a maior oferta para uma importante unidade de gasodutos da Petrobras, informou a estatal de petróleo nesta sexta-feira, como a maior empresa de todos os tempos o desinvestimento chega ao fim.

Em um comunicado, a Petrobras, como a empresa é conhecida, disse que o consórcio Engie, que inclui a Caisse de Dépôt e Placement du Québec do Canadá, apresentou uma oferta de US $ 8,6 bilhões por 90% da unidade de gasodutos TAG no norte e nordeste do Brasil.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Isso superou as ofertas de dois consórcios concorrentes, liderados pela Itaúsa Investimentos Itaú SA e pela EIG Global Energy Partners com a Mubadala Investment Co, respectivamente.

A venda ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e das autoridades relevantes da companhia, disse a empresa no documento. O preço inclui o pagamento pelo grupo Engie de US $ 800 milhões em dívidas ao BNDES. A uma taxa de câmbio de 3,85 reais para US $ 1, segundo a Petrobras, o acordo avalia todos os TAG em 35,1 bilhões de reais.

O desinvestimento representa uma vitória para a atual liderança da Petrobras e para o presidente-executivo, Roberto Castello Branco, que está pressionando para descarregar agressivamente os ativos em uma tentativa de cortar dívidas e reorientar-se na exploração e produção.

A Castello Branco, em março, previu US $ 10 bilhões em vendas de ativos nos primeiros quatro meses de 2019, sendo a venda de dutos da TAG o principal desinvestimento.

O processo de venda começou em outubro de 2017, mas foi interrompido no ano passado por uma liminar do Supremo Tribunal e por uma revisão das regras de venda pelo tribunal de auditoria do Brasil.

Em setembro de 2016, a Petrobras vendeu um novo gasoduto de rede de gás, a Nova Transportadora do Sudeste, com 2.510 km de oleodutos, por US $ 5,2 bilhões para a Brookfield Infrastructure Partners LP, que bateu uma oferta da Engie.

A empresa está atualmente preparando os termos para a venda de dois grupos de refinarias que deverão render vários bilhões de dólares. Espera-se que alguns campos de petróleo maduros e a unidade de distribuição de gás liquefeito de petróleo da empresa no bloco cheguem a várias centenas de milhões de dólares.

A Petrobras continuará a distribuição de gás natural através do sistema TAG sob os termos de contratos de longo prazo, informou a empresa em comunicado.


Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos