Petrobras deverá receber propostas por refinarias até 5 de março, mas pressão interna para não vender é grande

Roberta Souza
por
-
14-01-2020 11:11:49
em Economia, Negócios e Política
Preço dos Combustíveis Preços dos combustíveis dependem da oscilação do mercado, diz Petrobras. 

Petrobras segue roteiro e continua incentivando venda de sua refinarias apesar da forte resistência de seu corpo interno de engenheiros – Aepet

A Aepet – Associação Engenheiros da Petrobras – ainda resiste à decisão da estatal de vender participação em oito de suas refinarias, que continua seguindo roteiro e incentivando o mercado. Veja também:

A estatal fez o anúncio do desinvestimento no ano passado, informando a venda de participação em oito de suas refinarias. São elas: REFAP (Refinaria Alberto Pasqualini), REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), RLAM (Refinaria Landulpho Alves Mataripe), REGAP (em Minas Gerais) e RNEST (Refinaria Abreu e Lima no Pernambuco).

Tais plantas industriais compõem dois blocos regionais de refino, com REFAP e REPAR fornecendo combustível e outros derivado para a região sul do país, enquanto RLAM e RNEST atendem a região nordeste.

As interessadas nos ativos deverão apresentar proposta até o dia 5 de março deste ano. Os interesses vem de todas parte: petroleiras, fundos de investimentos, grupos internacionais e empresas brasileiras do setor de distribuição de combustíveis.

Dentre eles, Grupo Ultra, Cosan, Sinopec, fundo de investimentos Mabadala (Abu Dabi), EIG (empresa americana que controla o Porto de Açu) são exemplos de empresas que já manifestarm interesse nas refinarias, segundo fontes do setor.

Contudo, a Aepet diz que, com as vendas, a Petrobras estará deixando receitas futuras por conta de dinheiro recebido a curto prazo na alienação de parte dessas refinarias. Segundo a associação, é um equívoco se desfazer de qualquer percentual delas, já que elas possuem mercado cativo e apresentam bons resultados operacionais e financeiros.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos