Início Pesquisadores desenvolvem a primeira turbina a gás movida a hidrogênio puro do mundo; equipamento ajudará a produzir energia com zero emissões de (CO2)

Pesquisadores desenvolvem a primeira turbina a gás movida a hidrogênio puro do mundo; equipamento ajudará a produzir energia com zero emissões de (CO2)

16 de junho de 2022 às 22:42
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia co2 gás turbina
Foto: UiS

Pesquisadores noruegueses conseguiram desenvolver uma tecnologia capaz de alimentar turbinas a gás com hidrogênio

A Universidade de Stavanger, na Noruega, opera uma mini usina de gás que pode revolucionar o setor. Os pesquisadores estão trabalhando em uma turbina a gás de hidrogênio puro. O equipamento consegue produzir calor e eletricidade para todo o complexo sem emitir dióxido de carbono (CO2). 

Em comunicado recente, pesquisadores da universidade anunciaram que conseguiram desenvolver com sucesso um método que usa o hidrogênio puro como combustível para turbinas a gás. 

Artigos recomendados

O que é uma turbina a gás? 

Assim como os motores a gasolina e diesel, uma turbina a gás é um motor a combustão interna, funcionando com o uso de um ciclo de admissão, compressão, combustão expansão e escape. A maior diferença é que uma turbina a gás funciona circularmente, já os motores a combustão funcionam com um movimento de vai e vem. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Após muito tempo de estudo e de testes, o time de pesquisadores atingiu o objetivo no mês de maio deste ano, quando conseguiram operar uma turbina a gás com 100% de hidrogênio. Foi possível chegar ao objetivo de produzir energia emitindo 0 de dióxido de carbono (CO2) no final do processo. 

O professor Mohsen Assadi, que lidera a equipe de pesquisa, destacou que o feito dos pesquisadores foi inédito no mundo: “Nós estabelecemos um recorde mundial na combustão de hidrogênio em microturbinas a gás. Ninguém conseguiu produzir neste nível antes”, disse o professor. Assadi também destacou a turbina movida a hidrogênio será menos eficiente.

A eficiência de operar a turbina a gás com hidrogênio será um pouco menor. O grande ganho, porém, é poder utilizar a infraestrutura já existente. Além disso, não há emissões de CO2 associadas a essa produção de energia”, completou o professor

De onde vem o hidrogênio? 

É inegável que o hidrogênio é uma das fontes de energia mais limpas do mundo. Entretanto, grande parte do hidrogênio existente hoje é derivado ou fortemente dependente de combustíveis fósseis. Um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos mostrou que 95% de todo o hidrogênio produzido no país é oriundo de usinas de gás natural. Por conta disso, a produção do hidrogênio gera uma grande quantidade de gases de efeito estufa.  

O hidrogênio verde é uma aposta dos especialistas do setor para acelerar a redução da pegada de carbono de atividades cruciais da economia, como o transporte. O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, dividindo os átomos de hidrogênio em oxigênio.

Relacionados
Mais recentes