1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Passos elétricos: Conheça o piso de madeira que promete gerar energia ao caminhar sobre sua superfície
Tempo de leitura 3 min de leitura

Passos elétricos: Conheça o piso de madeira que promete gerar energia ao caminhar sobre sua superfície

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/09/2021 às 15:21
energia energia elétrica eletricidade piso madeira
Sun et al / Matter

Pesquisadores desenvolvem dispositivo capaz de captar energia ao caminharem por cima da sua superfície

A mudança climática está obrigando que empresas e governos do mundo todo a buscarem alternativas baratas e renováveis de geração de energia elétrica. Pesquisadores da ETH Zurich, da Suíça, da Chongqing University, da China e da Northwestern University, de Illinois, nos EUA estão desenvolvendo uma maneira capturar a energia gerada pelos nossos pés que promete revolucionar os pisos de madeira. 

A ideia do estudo é gerar energia através dos pisos de madeira. Eles desenvolveram um protótipo para a captação de energia chamado nano gerador, onde a madeira é empregada com uma cobertura de silicone e nano cristais. Um estudo divulgado pela revista Matter informa que o equipamento é capaz de gerar eletricidade para alimentar lâmpadas de LEDs e outros equipamentos com baixo consumo de energia. 

Como funciona o piso de madeira que gera energia?  

O equipamento é composto por duas peças de madeiras que fazem uma espécie de sanduíche entre eletrodos. Ao serem pisadas, as peças de madeira ficam carregadas por conta do contato e separação. Este efeito é conhecido como tribo elétrico. 

energia energia elétrica eletricidade piso madeira
Exemplo de como funciona o equipamento que transforma o piso de madeira em uma fonte de energia. Fonte: Matter

Apesar do projeto ter tido sucesso nos protótipos, os cientistas destacam que é necessário ainda mais trabalho para fazer um produto com capacidade de ser vendido em escala industrial

Temos focado nossa atenção no desenvolvimento de uma abordagem para torná-la ainda mais amigável industrialmente. E para isso precisamos talvez sacrificar a eficiência geral em favor de métodos mais fáceis de modificação da madeira”, destacou Panzarasa, autor senior do projeto. 

A capacidade de gerar energia nas residências deve se tornar ainda mais comum em um futuro próximo. A produção média de energia com um único dispositivo não é alta, contudo, pode gerar uma quantidade significativa caso seja instalado vários dispositivos na residência. 

Assim, embora a produção elétrica de um único dispositivo não seja tão alta quanto a que publicamos, a união de muitos dispositivos em uma unidade de piso maior acabará produzindo uma quantidade significativa de energia”, concluiu. 

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos