Início Painéis solares bifaciais viram destaque no mercado de energia solar ao gerar mais energia e apelo estético

Painéis solares bifaciais viram destaque no mercado de energia solar ao gerar mais energia e apelo estético

5 de agosto de 2022 às 14:00
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Painéis solares bifaciais viram destaque no mercado de energia solar por gerar mais energia e apelo estético
Foto: Absolar

Os novos painéis solares bifaciais servirão também como decoração para o local que forem instalados, além de reforçar o compromisso e a responsabilidade com o meio ambiente.

Com o valor da conta de energia subindo a cada mês que passa, ter soluções para economizar recursos, como água e eletricidade, de fato são sempre bem-vindas aos consumidores. Se tratando de soluções para a matriz energética, os painéis solares fotovoltaicos bifaciais vem trazendo diversos atributos, como a estética diferenciada, se comparada aos painéis convencionais, fazendo com que elas também sejam uma solução decorativa, além de sustentáveis.

Painéis solares bifaciais se tornam solução no mercado de energia solar, além de servirem como decoração

Os painéis fotovoltaicos convencionais são completamente brancos na parte de baixo. Já os painéis solares bifaciais ficam de modo invertido, pois os seus módulos e filamentos ficam à mostra.

Artigos recomendados

De acordo com o designer Vinicius Latoch, isso faz com que os painéis solares, além de funcionais, também deem um ar decorativo ao local, demonstrando a preocupação e atenção da pessoa em relação ao meio ambiente.

Latoch é designer de produtos da Mapogos Design, uma agência especializada em ambientes e projetos corporativos e comerciais e residenciais. A agência representa a Jinko, fabricante de painéis solares bifaciais, na região Sul.

Como forma de demonstrar e fazer o lançamento dos painéis solares bifaciais, a agência – que também é composta pelos designers Kelvin Mello e Fernanda Niclevicz – fechou com a Off Office Garage Audi, da Casa Cor PR 2022, uma mostra de arquitetura que está em cartaz até o segundo domingo de agosto, no dia 14.

Saiba mais sobre o espaço onde os painéis bifaciais geradores de energia solar serão expostos e lançados

Painel Solar BIFACIAL, Será que Compensa? Vale Mesmo A pena? – Eduardo Aquino

O espaço totalmente multinacional possui cerca de 80 m² e a ideia dos designers foi de recriar uma garagem, onde, além de abrigar o veículo, também oferta um espaço de home office e uma mesa de bilhar, como forma de transformar a garagem em um ambiente de descanso e relaxamento, além de focar em um lugar com responsabilidade ambiental, implantando os painéis solares bifaciais compondo o teto sobre a cobertura do veículo.

Segundo Latoch, os painéis fotovoltaicos bifaciais conseguem captar a incidência de luz interna e externa, além de serem 30% mais eficientes do que os painéis convencionais. Na garagem foram instalados 10 painéis solares bifaciais de 2,10 m x 1,60 m, de 535W de potência, em uma área com cerca de 40 m².

A produção de energia gerada através dos painéis fotovoltaicos bifaciais, de acordo com os designers, será suficiente para suprir o gasto de uma residência familiar de até 300 m².

Instalação dos painéis de energia solar bifaciais

A instalação dos painéis fotovoltaicos bifaciais é feita de modo parecido com a instalação de placas convencionais, com as peças dos painéis sendo fixadas sobre estruturas de metalon ou sobre o telhado, seguindo um padrão de inclinação do produto.

Todo o dimensionamento dos painéis é feito conforme as necessidades de consumo do imóvel e somente após calcular isso, os valores para a instalação são estabelecidos.

O orçamento para instalação varia entre R$ 28 a R$ 30 mil, ou mais. Latoch relatou que os painéis solares bifaciais podem ser instalados sobre piso, agro, solo e até mesmo em cima de coberturas de zinco.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes