ONU escolhe o Brasil para liderar debate mundial sobre energia

Flavia Marinho
por
-
22-01-2021 06:39:41
em Energia Renovável
energia - ONU - Brasil

Brasil é líder em energias renováveis e detém a mais alta proporção de energia limpa na matriz energética entre as grandes economias mundiais

Ontem (21/01) foi anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) os países escolhidos para liderar o Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia e o Brasil foi escolhido como país líder no tema da Transição Energética, um dos eixos centrais da iniciativa. Procurando emprego? Subsea 7 abre no RJ vagas para candidatos sem experiência na indústria de óleo e gás

ANÚNCIO

Leia também

A indicativa foi lançada com o objetivo de identificar formas de acelerar o progresso rumo ao objetivo de prover energia limpa, sustentável, confiável e acessível para todos nos próximos anos.

Segundo o Ministério, o Brasil é líder em energias renováveis e detém a mais alta proporção de energia limpa na matriz energética entre as grandes economias mundiais (45% versus uma média global de 18%).

Atualmente o país detém mais de 98% da população conectada à rede elétrica, o Brasil é também exemplo de sucesso em acesso à energia. A experiência brasileira será posta a serviço dos esforços internacionais durante os debates e iniciativas a serem desenvolvidos nos marcos do Diálogo de Alto Nível sobre Energia.

Reconhecimento da ONU ao Brasil

“A seleção do país como um dos líderes para a transição energética é o reconhecimento dos méritos brasileiros no campo da energia limpa, sustentável e acessível”, avaliou o Governo do Brasil, presidido por Jair Bolsonaro.

Para o executivo, é também a demonstração “de respeito nos foros internacionais de energia, onde o Brasil tem defendido a utilização de ampla gama de soluções para a descarbonização, combinando as vantagens da bioenergia sustentável, hidroeletricidade, energia solar e eólica, além da energia nuclear, em conjunto com fontes fósseis de menor emissão de CO2, como o gás natural”

Segundo dados da ONU, além do Brasil, também à Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Índia, Espanha e Reino Unido foi-lhes atribuída a temática “Transição Energética”.

Já o tema “Acesso a Energia” foi destinado a nações como China, Japão, Quénia, Países baixos e Rússia.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.