O transporte marítimo simplificado: CMA CGM conta com serviço de cabotagem Brasil – Argentina após comprar MERCOSUL Line

Paulo Nogueira
por
-
14-04-2021 10:47:33
em Logística e Transporte
CMA CGM navio Argentina cabotagem

Visando fortalecer o sua oferta de serviços no Brasil, o Grupo CMA CGM adquiriu a companhia Mercosul Line, uma das principais operadoras do mercado marítimo brasileiro em transporte de contêineres.

Artigos Relacionados

O serviço de cabotagem, que é a navegação entre os portos sem afastar-se da costa a ponto de perdê-la de vista, é uma ótima opção para economizar no transporte de cargas. Além de otimizar a cadeia logística, reduz sinistralidade e índice de avarias, e ainda possibilita uma rastreabilidade mais assertiva sem deixar de promover a sustentabilidade.

Certamente os negócios com a Argentina tornam-se mais lucrativos e seguros sendo transportados por navios do que por outros meios de transportes, uma vez que a navegação é tranquilamente rastreável.

Como funciona o serviço de cabotagem?

O funcionamento do serviço de cabotagem é parecido com um transporte que tem horário marcado para chegar aos pontos indicados assim como um ônibus urbano, por exemplo, diferenciando-se na questão de ponto e porto. Os navios partem com destinos certos e horários pré-definidos a cumprir para que as cargas sejam entregues assim como foram previstas e, basicamente, é mais bem programado do que o transporte rodoviário que pode contar com diversos imprevistos ao longo do caminho.

O transporte marítimo é uma opção segura, precisa e com tantas vantagens que convence qualquer pessoa que entenda de logística facilmente. Dificilmente uma pessoa comum conheça a cabotagem, mas quanto mais ela for inserida no dia a dia das pessoas, mais o interesse por este serviço crescerá entre elas. Especialmente por ser um serviço previsível e estável.

Qual é a importância do serviço de cabotagem no transporte de mercadorias?

Principalmente pela previsibilidade que este serviço permite, muitos acreditam na extensão dos serviços por navios aumentarem a ponto de serem utilizados no lugar dos transportes rodoviários. Sem grandes atrasos ou circunstâncias que atrapalhem o seu percurso, o transporte marítimo tem sido cada vez mais visado para levar cargas de um lugar para o outro.

Sobretudo, por ser um serviço que aceita quando a empresa contrata o contêiner todo ou apenas parte dele, torna mais fácil e mais barata forma de transporte. Devido à grande costa existente no Brasil, por exemplo, o transporte marítimo tem grandes possibilidades de expandir transformando toda a logística das empresas.

Em especial, quando se pensa em transporte marítimo e se considera a costa brasileira como um grande espaço a ser navegado e explorado a fim de executar todas as entregas necessárias durante o percurso, é bem simples concluir que é a melhor opção para qualquer que seja o ramo a ser transportado.

Desde produtos que são utilizados diariamente em residências até eletrodomésticos e móveis o transporte marítimo é uma alternativa bastante efetiva, segura e até mesmo prática para qualquer situação. Particularmente, até produtos que precisam ser refrigerados podem ser transportados por navios, o que torna este tipo de transporte ainda mais atrativo e cômodo.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe