Novos medidores de qualidade de energia da Fluke são mais amigáveis para o usuário e contam com conectividade remota em 4G e WI-FI

Paulo Nogueira
por
-
18-11-2021 12:19:43
em Indústria e Construção Civil
fluke analisador de energia 1773 1775 1777 Analisador de Qualidade de Energia Trifásico Série Fluke 1770/ fonte: Cortesia EPR

Os novos equipamentos da Série Fluke 1770 foram projetados com o objetivo de facilitar a resolução de problemas, bem como oferecer análises mais precisas de qualidade de energia

A Fluke, umas das lideranças globais no ramo de equipamentos de teste e medições, divulgou recentemente ao mercado nacional uma nova linha de Analisadores de Qualidade de Energia Trifásicos Fluke® 1770. A tecnologia foi criada com o intuito de analisar dados energéticos com mais facilidade e precisão em identificar problemas. Os novos equipamentos contam com sistemas automáticos de medições, painel mais simples, ajustes mais fáceis, configurações fáceis, plataforma de relatórios simplificada, além das melhores especificações da classe.

Os três modelos da linha, Fluke 1773, 1775 e 1777, possuem duas funcionalidades primordiais. A primeira inclui solucionar problemas a partir de uma visão geral da integridade de qualidade, saúde da energia e ponto de medição. Já a segunda, diz respeito a estudos avançados de qualidade, em que é possível registrar todos os parâmetros de energia e comparar com parâmetros e eventos com as principais normas mundiais.

Análises de qualidade de energia mais produtivas

Carlos Rubim, Gerente de Produtos da Fluke, disse em nota à imprensa que os novos equipamentos da Série 1770 tem como objetivo facilitar a rotina dos profissionais da área industrial.

“Toda a interface dos equipamentos foi pensada para facilitar o acesso do usuário, uma vez que apresenta uma tela de alta resolução sensível ao toque. Em adicional, ela vem com pujança o bastante para ser uma ferramenta industrial que permite o profissional utilizar luvas de medição, por exemplo”, afirma.

O sistema de alimentação é outro ponto de destaque. Os novos modelos alimentam-se diretamente do circuito de medição. Desta forma, eliminam a necessidade de encontrar uma tomada elétrica ou usar um cabo de extensão.

A capacidade de armazenamento também representa uma vantagem da nova linha. A memória interna do equipamento, de 8GB, é expansível até 128GB, sendo que um dos modelos já possui um cartão incluso com 32Gb.O espaço para armazenar dados é suficiente para executar múltiplas análises de qualidade de energia sem comprometer os arquivos de dados, o programa que vem de fábrica do equipamento tem capacidade de processar uma grande quantidade de informações de maneira muito mais rápida.

Com a Série 1770, os eventos críticos de qualidade de energia – como transientes rápidos de até 8 kV, harmônicos de até 30 kHz, afundamentos e elevações, bem como as medições de tensão, corrente e potência, podem ser identificados e registrados, otimizando a produção, a produtividade e os ganhos das empresas e indústrias.

Medições com conexão WI-FI e 4G

Os novos equipamentos possuem GPS incluso, o que garante a precisão da medição de data e hora.O usuário em posse do equipamento também pode fazer uso de um adaptador 4G para conectar o dispositivo a internet e acessar os dados e análises remotamente.

Ainda no quesito conectividade, o usuário não precisa conectar um cabo para realizar a extração dos dados, já que é possível conectar remotamente via VNC (Virtual network computing), do celular, tablet ou computador. Dessa forma, este recurso inédito deixará você ver a tela do dispositivo e configura-lo, confirmando a operação para que não seja necessária a presença física de uma analisador.

Se o usuário optar por baixar a medição da análises dos dados, o ideal é executa-lo via conexão WI-FI, utilizando o programa Fluke Energy Analyze Plus, desenvolvido especialmente para este fim. Analisadores de energia e qualidade de energia Fluke. O software conecta-se via Wi-Fi e realiza a extração dos dados de medição, sem a necessidade de cabos. Desta forma, o equipamento pode continuar instalado em um ponto de medição, permitindo que a extração de dados seja realizada a qualquer momento, sem ter que parar a medição e sem qualquer contato físico com o analisador.

Aplicação em diversas modalidades industriais

De acordo com Rubim, atualmente, com a pauta de eficiência energética cada vez mais em evidência, é essencial utilizar ferramentas seguras durante o trabalho e garantir análises mais precisas. “Com a crise hídrica e os custos de energia aumentando, precisamos melhorar a eficiência energética nas indústrias. A Fluke tem sido uma grande aliada do mercado, uma vez que nossos produtos auxiliam no aperfeiçoamento da eficiência e na qualidade da energia consumida, ajudando a manter a operação das empresas funcionando”, explica.

Ainda segundo o engenheiro, os novos equipamentos podem ser aplicados em diversos setores da indústria como energia, mineração, Oil&Gas, alimentos e bebidas, facilities, entre outros. “Por meio da análise de qualidade de energia realizada com equipamentos de ponta, empresas de energia, transmissoras, distribuidoras e geradoras podem ser impactadas positivamente. O uso dos nossos novos analisadores garante a medição de maneira prática, precisa, e, acima de tudo, segura”, finaliza.

Para saber mais informações sobre a Série 1770 de Analisadores de Qualidade de Energia da Fluke, clique aqui.

Publicidade




Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.