China quer criar uma plataforma de uso global para carros elétricos que promete revolucionar a indústria automotiva

Valdemar Medeiros
por
-
16-07-2021 17:42:25
em Indústria e Construção Civil
China - carros elétricos - indústria automotiva - mercado automotivo Plataforma global de carros elétricos – créditos: Mobiauto

A Xpeng Motors, da China, está desenvolvendo uma plataforma autônoma para carros elétricos que promete mudar a indústria automotiva. A plataforma já foi considerada “um fracasso” para a indústria por Elon Musk, mas o executivo chinês afirma que está longe disso

A Xpeng Motors, empresa da China, está desenvolvendo uma plataforma que servirá para modelos de vários tamanhos e segmentações, de uso global para carros elétricos no mercado automotivo. A base tem previsão a para ser lançada daqui a dois anos e promete inovar na indústria automotiva. A empresa é dirigida pelo ex-executivo do Alibaba He Xiaopeng.

Leia também

Empresa da China está investindo forte no LiDAR

Para fazer frente à fabricante de carros elétricos Tesla, a empresa da China aposta no LiDAR, um sistema óptico de detecção com base em radares, que foi considerado pelo próprio Elon Musk como um fracasso para a indústria de automovéis. Segundo Xinzhou Wu, vice-presidente de Direção Autônoma da Xpeng, esta tecnologia apresenta a melhor segurança em relação a crianças e pequenos animais, assim como pedestres e motocicletas.

A plataforma que promete mudar a indústria automotiva de carros elétricos combina o sistema de câmeras e radares a mapas de alta precisão fornecidos pelo Alibaba. De acordo com o executivo, a empresa da China é uma das únicas capazes de desenvolver o sistema de ponta a ponta.

Fabricante da China lança um carro elétrico autônomo

Apresentação G3

A Xpeng lançou seu carro elétrico G3 que conta com uma tecnologia conhecida com Xpilot 3.0. De acordo com o executivo da empresa, se trata de uma tecnologia voltada para grandes cidades, onde a condução autônoma é mais complexa e necessita de uma precisão maior.

A empresa de carros elétricos da China estima que, em quatro anos, o condutor será totalmente substituído em futuras versões que inovarão a indústria automotiva. Wu afirma que seu próximo lançamento será um veículo autônomo que possuirá uma gama intermediária de preços. Nos Estados Unidos, a plataforma que revolucionará o mercado automotivo não sai por um preço menor que R$ 51.560.

Xpeng começa a importar seus carros elétricos

A empresa já deu início às exportações do SUV elétrico G3 para a Noruega, que possui uma das mais efetivas políticas governamentais de incentivo para carros elétricos.

Já o Sedan P3 viajará para o mercado automotivo da Europa apenas no próximo ano. He Xiaopeng acredita que entre os anos de 2025 e 2030, a indústria automotiva da China tomará a mesma forma que o setor de smartphones possui atualmente no país, com poucas empresas dominando o mercado.

O executivo ressalta que os governos estão intensificando seus esforços pela baixa emissão de carbono, ao mesmo tempo em que os compradores buscam um transporte pessoal mais sustentável.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.