Sistema Free Flow estreia no interior paulista e surpreende com números expressivos de infrações, embora abaixo do esperado pelo governo.
O novo pedágio eletrônico começou a funcionar oficialmente no interior de São Paulo, revolucionando a forma de cobrança nas estradas. Em operação no km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), na região de Itápolis, o sistema registrou 12 mil multas por evasão de pedágio em apenas um mês. Embora o número seja alto, o governo paulista considerou o índice menor do que o esperado.
De 4 de setembro a 4 de outubro, cerca de 143 mil veículos passaram pelo pedágio eletrônico administrado pela concessionária EcoNoroeste, na base do km 179. Destes, 8,4% foram autuados por evasão, resultando em pouco mais de 12 mil multas.
A tarifa para o trecho é de R$ 8,90, e o modelo permite que motoristas sem tag de cobrança façam o pagamento em até 30 dias, mas muitos ainda não aderiram ao sistema, levando às autuações.
-
Imposto de Renda 2026: 9,58 milhões de contribuintes entram no maior lote de restituição já registrado pela Receita Federal, mas um detalhe sobre quem recebe primeiro está despertando atenção em todo o país
-
Itaú muda o jogo do trabalho híbrido, exige mais dias no escritório a partir de 2028 e deixa funcionários de olho no calendário, no trânsito e na nova rotina presencial
-
Com a escassez de mão obra, Japão planeja investir R$ 173 milhões para atrair trabalhadores estrangeiros em setores da Construção Civil, Saúde, Indústria e Comércio
-
Cidade dá salto impressionante, sai da 354ª posição e vira a 4ª mais rica do país, superando grandes capitais com PIB de R$ 134,1 bilhões
Um modelo novo, mas com desafios
O novo pedágio eletrônico, também conhecido como Free Flow, elimina as tradicionais cabines e filas, cobrando apenas pelo trecho efetivamente percorrido. Porém, para muitos motoristas, o sistema ainda é novidade e pode parecer complicado. O pagamento pode ser feito via aplicativos, site da operadora ou em postos de atendimento na estrada, e há um desconto de 5% para quem utiliza a tag de cobrança.
Quem não paga no prazo estipulado está sujeito a uma multa de R$ 195,13 e cinco pontos na carteira de habilitação (CNH). Segundo especialistas, o Free Flow é uma tendência no Brasil, adotada por diversos Estados para modernizar a cobrança e aumentar a eficiência nas estradas.
Próximos passos
Apesar do número expressivo de 12 mil multas, o governo vê potencial de adaptação dos motoristas ao novo pedágio eletrônico. O sistema já está sendo expandido para outros trechos paulistas, como o Rodoanel Norte, que será o próximo a adotar a tecnologia.
Enquanto isso, os motoristas que frequentemente utilizam o trecho com o pedágio eletrônico precisam se familiarizar com as novas regras para evitar problemas. A modernização promete um trânsito mais fluido e justo, mas depende de uma curva de aprendizado tanto para usuários quanto para gestores.

Mais fácil multar do que orientar.
Esclarecer os usuários.
Multas rendem muito mais.
12 mil multas a R$ 195,13. Eu conto ou vocês contam…