1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova moto elétrica, Ultraviolette F77, alcança impressionantes 307 km com uma única carga
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova moto elétrica, Ultraviolette F77, alcança impressionantes 307 km com uma única carga

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/10/2022 às 12:04
Nova moto elétrica Ultraviolette F77 alcança impressionantes 307 km com uma única carga
Foto: Ultraviolette

Empresa sediada na Índia desenvolve nova moto elétrica com autonomia de 300 km. O veículo chamado de Ultraviolette F77 chegará às ruas ainda no fim deste ano.

A pouca autonomia e o longo tempo para a recarga da bateria ainda são grandes problemas para aqueles que planejam comprar um carro ou uma moto elétrica. Sendo assim, diversas marcas estão aplicando novos investimentos em tecnologias e produtos. A mais recente inovação promete um modelo com mais de 300 km de autonomia sem precisar se conectar à tomada. O modelo recebeu o nome Ultraviolette F77.

Moto elétrica Ultraviolette F77 é equipada com bateria fixa de 10,5 kWh

Apresentação e teste da Ultraviolette F77 – reprodução/Youtube

A responsável pelo veículo é a marca Ultraviolette, sediada na cidade de Bangalore, na Índia. Essa startup de mobilidade anunciou seu modelo elétrico Ultraviolette F77 durante o primeiro evento “Battery Day”, em sua unidade de produção, neste mês de outubro.

O principal diferencial da moto elétrica foi sua autonomia impressionante de 307 km com apenas uma carga. Além disso, a empresa apresentou o novo modelo em especificação de produção sem a carenagem, revelando o quadro revisado, o braço oscilante e a bateria recém-criada.

Vale mencionar que, esta é a segunda geração da Ultraviolette F77, agora equipada com uma bateria fixa de 10,5 kWh. De acordo com a marca, a promessa é uma capacidade de bateria 2,5 x maior que a unidade anterior.

Sendo assim, o modelo possui efetivamente a maior capacidade de bateria em qualquer veículo elétrico de duas rodas da Índia. Para aqueles que não sabem, quando a primeira geração da moto elétrica estreou, em 2019, possuía alcance de apenas 150 km. De acordo com a Ultraviolette, o salto no nível de autonomia aconteceu devido a pesquisas e um novo formato de desenvolvimento da unidade de armazenamento de energia.

Moto elétrica deve chegar ao mercado até o fim deste ano

A nova bateria, que oferece uma melhor autonomia, agora também conta com uma carcaça de alumínio. Entretanto, o peso do componente também aumentou para 50 kg. Em comparação, a versão de primeira geração da moto possuía três baterias portáteis e removíveis, agora é apenas uma bateria fixa.

O desempenho no mundo real da nova F77 ainda está para ser visto, entretanto, a empresa está visando o setor de 300 – 400 cilindradas do modelo. É importante mencionar que a primeira geração da moto elétrica entregava o equivalente a 9 kgfm de torque e autonomia de 33 cavalos.

Para a novidade, as pré-reservas da F77 começam já no dia 23 de outubro, enquanto o lançamento acontecerá no dia 24 de novembro. A empresa planeja começar as entregas de seu veículo até o final deste ano. A startup conta com o apoio da marca indiana TVS, empresa parceira da Dafra no Brasil. Sendo assim, a nova marca terá ajuda para organizar seu primeiro centro de testes na cidade da Índia, antes de ampliar para outras cidades nos próximos 12 meses

A marca também planeja começar as exportações para outros mercados nos próximos dois anos. De acordo com a Ultraviolette, desde que o primeiro modelo estreou em 2019 a empresa já recebeu mais de 70 mil reservas vindas de 190 países.

Moto elétrica brasileira pode alcançar 400 km/h

A tão aguardada moto elétrica que utiliza nióbio do Brasil para atingir incríveis 400 km/h teve algumas informações reveladas recentemente. O veículo é resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Lightining Motorcycles.

No material divulgado, a empresa responsável pela produção de motos elétricas afirma que o nióbio brasileiro foi utilizado em diversos componentes, incluindo os freios a disco, módulo de carregamento, chassi, entre outros. O projeto tem como objetivo levar o veículo a romper a barreira dos 400 km/h.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos