O Banco Central (BC) anunciou o lançamento do novo serviço de transferência bancária instantânea, o Pix Crédito, com previsão para o segundo semestre de 2023. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a iniciativa durante uma reunião com o presidente do BC, Roberto Campos Neto.
A nova funcionalidade visa facilitar o acesso a empréstimos e financiamentos para pequenas empresas e pessoas físicas. Por meio do Pix Crédito, os usuários poderão realizar transferências bancárias instantâneas e gratuitas para outras contas, além de pagamentos de cobrança de contas e utilização de cartões de crédito e criptomoedas.
Renato Aragon, diretor associado da consultoria Xsfera, explica que o Pix Crédito tem o alicerce sólido de pagamento rápido e que a novidade está sendo discutida em fóruns do Banco Central. “Na prática, sabemos poucas coisas ou temos pouca expectativa de como vai ser”, diz ele. Ainda não há informações oficiais a respeito do assunto.
Os especialistas acreditam que essa será uma alternativa de crédito mais barata do que as existentes atualmente no mercado brasileiro. Atualmente, 77,9% das famílias brasileiras declaram ter dívidas em 2022. Com a alta da Selic para controlar a inflação, o crédito está mais caro no país. O governo Lula já havia criticado essa taxa antes mesmo do anúncio da nova funcionalidade.
- Aeroporto de mais de 1 BILHÃO que está parado há quase 20 anos geraria 58 MIL empregos e aumentaria em 20% o PIB da região caso estivesse ativado! Mas, o que falta para a obra sair do papel?
- Nada de Zona da Mata ou metrópole brasileira: grande centro tecnológico do Brasil está localizado em cidade do interior de São Paulo muitas vezes esquecidas pelo público em geral
- Unidade da Petrobras faz com que pequena cidade seja uma das mais poluentes
- Estado brasileiro perde todas suas ligações ferroviárias com outras regiões do Brasil e agora precisa de 4 BILHÕES para voltar a se conectar pelo país
Tiago Severo, sócio coordenador da prática de banking do Caputo, Bastos e Serra Advogados, afirma que “não é o Pix que vai dar o crédito e sim o banco por meio de um contrato de crédito”. Ele acrescenta que a vantagem é eliminar intermediários permitindo transações mais baratas.
Bruno Samora, da Matera Consulting Group, ressalta que os lojistas podem ter uma vantagem com esse serviço pois receberão o valor na hora, diferentemente dos cartões tradicionais que levam alguns dias para cair na conta. Ademais, os usuários terão mais facilidade para parcelar compras virtuais e físicas com baixos custos operacionais.
Já Renato Aragon afirma que esse serviço poderia funcionar como um empréstimo tradicional com tarifas mais baixas, tornando-se um concorrente ainda mais forte dos cartões de crédito. No entanto, é preciso tomar cuidado pois é possível que existam cobranças indevidas quando se tratar de atrasos nos pagamentos, pois juros altíssimos são cobrados pelos cartões tradicionais (409,3% ao ano).
Alguns bancos já oferecem um serviço similar chamado Pix Parcelado, através do qual os usuários têm acesso a linhas de crédito com cobrança de juros mas sempre focando na prevenção contra golpes online. O Santander começou a ofertar essa modalidade desde março do ano passado, enquanto o Itaú promete lançar em abril de 2023.
Com o Pix Crédito do BC, os consumidores brasileiros ganham mais flexibilidade nas formas de pagamentos e maior segurança para realizar transações financeiras online, potencializando assim as suas experiências digitais sem medos nem preocupações!