Menu
Início Projeto-Piloto do Banco Central substituirá o papel e o metal, ou seja, o ‘dinheiro vivo’ por Real Digital

Projeto-Piloto do Banco Central substituirá o papel e o metal, ou seja, o ‘dinheiro vivo’ por Real Digital

15 de fevereiro de 2023 às 18:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Cursos, técnicos , salários
Foto: Reprodução olhardigital

O Real Digital está mais próximo do que se imagina de ser utilizado

Surpreendentemente, o Real Digital está prestes a substituir o dinheiro em forma de papel e metal. No BTG Pactual CEO Conference 2023, que aconteceu nesta terça-feira (14), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto-piloto irá começar em breve. Entretanto, ele não deu mais detalhes sobre datas e o escopo deste piloto.

O presidente deve terminar seu mandato à frente do Banco Central no final deste ano, e deixou claro que sua intenção é deixar o cargo com algumas das principais metas da Agenda BC realizadas, como a integração do Pix com o Open Finance e ambos com o Real Digital. Além disso, declarou que o Real Digital é uma prioridade do Banco Central e que ele irá preparar o país para uma nova era de economia digital com contratos inteligentes.

Artigos recomendados

O Real Digital não será uma criptomoeda. Entenda seu funcionamento

De acordo com o Olhar Digital, o Real Digital não será uma criptomoeda, como estamos acostumados, e sim uma moeda digital de banco central (CBDC, em inglês). Além disso, seu valor será estável em relação à moeda atual e quem não tem conta em banco poderá guardá-la em uma carteira digital, como a Samsung Wallet, Apple Wallet ou Google Wallet.

Campos Neto ainda citou que o Real Digital será uma moeda digital emitida pelo banco central para o atacado, ou seja, ela não será minerada. A população terá contato com a CBDC via depósitos tokenizados e convertidos em criptomoedas de valor estável emitidas por bancos e instituições aprovadas pelo BC, “bancos começarão a ter mais digitalização nos seus balanços”, afirma.

A nova moeda está sendo desenvolvida em blockchain

Segundo o presidente do BC, o Real Digital tem a Ethereum, segunda maior blockchain do mundo, como inspiração. Assim, a nova moeda também está sendo desenvolvida em blockchain e será uma espécie de token nativo de um grande ecossistema. Para que isso ocorra, bancos e instituições financeiras devem poder tokenizar depósitos a fim de habitar estas novas funcionalidades.

Durante sua apresentação na TV Cultura, Campos Neto afirmou que “os bancos podem ter permissão para tokenizar depósitos para serem usados ​​em uma nova plataforma de intermediação, em conjunto com um CBDC, com acesso a dinheiro programável e funcionalidades de contratos inteligentes”.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar