1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Nextracker alcança marco de 10 GW na geração de energia solar no Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Nextracker alcança marco de 10 GW na geração de energia solar no Brasil

Escrito por Corporativo
Publicado em 14/06/2024 às 21:15
Nextracker alcança o marco de 10 GW no mercado
Foto:https://ipesi.com.br/potencia-instalada-de-geracao-de-energia-solar-no-brasil-supera-11-gw/

Tecnologia de rastreadores solares presente nos maiores projetos do país

A Nextracker, líder global no fornecimento de softwares inteligentes e rastreadores solares, ultrapassou a marca de 10 Gigawatts de energia potencial gerada com seus rastreadores solares inteligentes em projetos no Brasil. A empresa está presente nas principais usinas fotovoltaicas do país, como o complexo solar Janaúba, o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina, com 1,6 GW.

“Estamos orgulhosos de termos alcançado este marco no Brasil, que é um dos principais mercados de geração de energia solar do mundo. Continuamos investindo em pesquisa e inovação para oferecer rastreadores solares e soluções de software com o melhor desempenho para nossos clientes”, disse Alejo Lopes, vice-presidente de vendas América Latina.

Expansão e Qualidade dos Produtos

A Nextracker tem se destacado pela qualidade de seus produtos e pela alta disponibilidade de seus rastreadores. O modelo de negócios da empresa privilegia a fabricação local, sendo credenciado no CFI do BNDES para financiamento pelo FINAME e outras linhas de crédito, permitindo a rápida escala para projetos de grande porte. “Nosso ponto mais forte é a qualidade do produto e a alta disponibilidade dos nossos trackers. Nosso modelo de negócios favorece a fabricação local, sendo credenciado no CFI do BNDES para financiamento pelo FINAME e outras linhas de crédito, que nos permitem escalar rapidamente para projetos de grande porte”, enfatiza Nelson Falcão, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios na Nextracker.

A empresa atende importantes clientes em múltiplos países, tanto geradores quanto autoprodutores de energia solar, permitindo relacionamentos de longo prazo com grandes investidores e desenvolvedores globais e locais.

Presença no Brasil e Investimentos em P&D

Um estudo da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) apontou que a geração de energia solar centralizada alcançou a marca de 13,4 GW de potência operacional no Brasil, acumulando cerca de R$ 56 bilhões em investimentos. Atenta a esse crescimento, a Nextracker investe continuamente em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). No Brasil, o Centro de Excelência Solar, localizado em Sorocaba (SP), é o primeiro espaço de P&D com o objetivo de exportar a tecnologia desenvolvida localmente para projetos globais.

Desde sua criação, em 2022, o laboratório já patenteou mais de 500 projetos, focando em aumentar a produção de energia solar através de pesquisas sobre o ciclo de vida dos sistemas de rastreadores solares. Atualmente, com 38% do mercado brasileiro de rastreadores, a Nextracker ocupa a primeira posição no ranking divulgado pela Wood Mackenzie Power & Renewables.

A empresa celebra seu oitavo ano no Brasil com um crescimento significativo de 67% na equipe local só em 2024. “Estamos nos adaptando e escalando nossas operações para atender às crescentes demandas e oportunidades do mercado. Nos últimos anos, elevamos nossos conhecimentos técnicos e ampliamos nossas competências em tecnologias de energia limpa através do nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento, reforçando nosso compromisso em oferecer soluções mais eficientes e sustentáveis para manter a liderança técnica na indústria,” comenta Henrique Rodrigues, Country Manager para o Brasil.

Desafios e Adaptações Futuras

Atenta ao crescimento exponencial do mercado fotovoltaico, a Nextracker mantém o desenvolvimento contínuo de seus produtos para atender às novas demandas do setor, como tecnologias que se adaptam às mudanças climáticas e a terrenos irregulares. Com a escassez de terrenos planos, novos projetos têm sido criados em locais com condições mais desafiadoras. Os trackers inteligentes da Nextracker são projetados para se adaptar a esses terrenos, garantindo ótima produção e resiliência.

Além disso, os rastreadores solares estão sendo desenvolvidos para suportar eventos climáticos extremos, como ventos fortes, granizo e inundações em áreas de maior probabilidade. Este foco em adaptação e resiliência posiciona a Nextracker como uma líder inovadora no mercado de energia solar.

Com operações em mais de trinta países, a Nextracker já registrou mais de 100 GW de rastreadores solares distribuídos globalmente. A empresa é um pilar na transformação de energia limpa, fornecendo tecnologias avançadas que otimizam o desempenho das usinas solares e aumentam a produção de energia, ao mesmo tempo em que reduzem os custos para os proprietários das usinas, desenvolvedores e EPCs (Engenharia, Aquisição e Construção).

Para mais informações, visite: Nextracker.

Fonte: Márcia da assessoria da Nextracker

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos