Multinacional SBM Offshore garante financiamento bilionário para o maior FPSO do Brasil

Flavia Marinho
por
-
30-09-2021 11:27:43
em Petróleo, Óleo e Gás
SBM - FPSO - petrobras - santos - búzios - petróleo FPSO Almirante Tamandaré – a maior plataforma de petróleo do Brasil – Petrobras / Imagem SBM Ofsshore

O maior FPSO do Brasil será instalado no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O contrato assinado entre a SBM Offshore e a Petrobras é de 26 anos

Amultinacional petroleira SBM Offshore anunciou na última semana que garantiu um empréstimo-ponte bilionário de US$ 635 milhões para o financiamento da construção do FPSO Almirante Tamandaré, que será instalado no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma será a maior unidade de produção do Brasil, com capacidade para processar 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Leia também

“A operação [do empréstimo] foi assegurada pela sociedade de propósito específico que será proprietária do FPSO Almirante Tamandaré. Atualmente, a SBM Offshore é a única proprietária desta sociedade de propósito específico. As discussões sobre a alienação de 45% da participação acionária a sócios continuam a progredir”, disse a SBM, em comunicado.

Segundo a SBM, o crédito será totalmente sacado nos próximos dias para financiar as obras em andamento do FPSO. O prazo do empréstimo-ponte será de doze meses, com opção de prorrogação por mais seis meses. A expectativa é que o reembolso ocorra após o fechamento e o primeiro saque do empréstimo do projeto.

A operação foi assegurada pela sociedade de propósito específico (SPE) que será proprietária do FPSO. Atualmente, a SBM Offshore é a única proprietária dessa SPE, mas continua negociando a alienação de 45% da participação acionária com possíveis sócios.

O maior FPSO do Brasil será instalado no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos

O FPSO Almirante Tamandaré será instalado no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade vai ser a maior plataforma para produção de óleo e gás já instalada no Brasil, com capacidade de produção para 225 mil barris/dia de petróleo e 12 milhões de m3/dia de gás natural. Sua entrada em operação está prevista para o segundo semestre de 2024.

O contrato de afretamento do FPSO por 26 anos foi assinado entre a SBM Offshore e a Petrobras no final de julho. Em setembro de 2020, a Petrobras informou que a decisão de contratar diretamente a SBM foi fruto de análises que indicaram que a empresa é a única com capacidade atender aos requisitos técnicos, operacionais e de disponibilidade da companhia.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe