Início Multinacional Francesa GreenYellow fecha acordo histórico com Drogaria São Paulo (Grupo DPSP) para construção de usinas solares no Brasil. As lojas irão operar com fontes de energia renováveis nos próximos anos

Multinacional Francesa GreenYellow fecha acordo histórico com Drogaria São Paulo (Grupo DPSP) para construção de usinas solares no Brasil. As lojas irão operar com fontes de energia renováveis nos próximos anos

26 de maio de 2022 às 18:45
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Usinas solares GreenYellow fontes de energia renováveis energia solar Drogaria São Paulo Drogaria Pacheco
Usinas solares da GreeYellow vão servir de matriz energética para o Grupo DSDP

Grupo DPSP é pioneiro da indústria farmacêutica na busca por fontes renováveis de energia para suas lojas por meio do acordo com GreenYellow

A ramo da indústria farmacêutica nunca mais será o mesmo após esse acordo fechado entre o Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco) e a empresa de soluções em energia GreenYellow. Esse acordo vai possibilitar a construção de 5 usinas solares nas cidades de Riolândia, Barretos e José Bonifácio, no estado de São Paulo, Itaperuna, no Rio de Janeiro, e Planaltina, no Distrito Federal. Isso vai resultar em uma produção de mais de 15 GWh, o que será suficiente para tornar a rede de lojas totalmente abastecida por fontes de energia renováveis (energia solar).

O objetivo principal do grupo é contribuir para a redução na emissão de gases do efeito estufa e tornar o abastecimento de energia das lojas menos custoso. Essa transição no fornecimento de energia é um marco histórico que chama bastante a atenção pela iniciativa.

Artigos recomendados

Entenda melhor como funciona a geração de energia por meio de usinas solares no vídeo abaixo

As usinas fotovoltaicas são fontes de energia renováveis que reduzem emissão de gases do efeito estufa | Reprodução: Youtube – TV Escola Unoeste

Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco possuem muitas lojas no Brasil e querem otimizar seus custos com energia

A Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco fazem parte do Grupo DPSP e possuem quase 1.400 lojas distribuídas pelo Brasil em seis principais estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Goiás, além do Distrito Federal. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O volume de energia produzido por essas usinas solares que serão construídas é suficiente para abastecer quase 8 mil casas e reduzir a emissão de 1.790 toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa. Essa produção será gerada por uma frota de aproximadamente 25 mil painéis solares que vão produzir mais de 15 GWh.

Isso tudo permite uma economia de energia por parte da companhia e também contribui para a sociedade, gerando energia limpa. Com essa produção, o Grupo DPSP espera tornar o abastecimento de energia de sua rede 100% renovável até o final de 2023, se tornando a primeira rede farmacêutica do Brasil a alcançar esse feito.

A Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco estão iniciando uma nova era com as usinas solares no ramo farmacêutico

Segundo Jonas Laurindvicius, presidente da Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, a parceria vai permitir transformar o pensamento no ramo sobre a matriz energética que mantém as indústrias farmacêuticas. A iniciativa estimula até mesmo a adoção dessa medida por concorrentes, que buscarão equiparar seu posicionamento perante a responsabilidade ambiental.

O contrato estabelecido está programado para vigorar por 10 anos, o que vai reduzir a emissão de gases do efeito estufa em milhares de toneladas durante esse período. A multinacional francesa GreenYellow ficou responsável pelo aporte inicial de fundos e por tirar do papel o projeto, construindo, operando e mantendo as usinas solares.

O diretor comercial da GreenYellow no Brasil, Marcelo Varlese ressalta também a importância desse acordo para o cenário nacional, uma vez que vai estimular concorrentes a buscarem fontes de energia renováveis. Afinal, a Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco têm grande visibilidade, tendo em vista serem as maiores redes farmacêuticas no país.

Afinal, quem é o que faz a GreenYellow?

Essa multinacional francesa é especializada em soluções envolvendo o uso de energia solar, desde a comercialização até a gestão da eficiência. Atualmente a empresa opera em mais de 8 países, contabilizando mais de 3 mil projetos em curso. Destes, 1.400 estão em vigor no Brasil, incluindo agora o novo acordo com a Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco.

Até o final de 2020, a empresa já trouxe uma economia de energia de 910 GWh desde o início de sua operação em 2013. Isso equivale ao necessário para abastecer em torno de 460 mil casas no decorrer de um ano. E não para por aí! São 40 usinas solares operando ou em processo de construção, o que soma 124 MWp e clientes com grandes nomes como Extra Supermercado, Claro, Magazine Luiza e Pão de Açúcar.

Relacionados
Mais recentes