A Vale S.A assinou um memorando com siderúrgica alemã para focar na produção de aço renovável. A expectativa da empresa de minério de ferro é reduzir 15% das emissões até 2035.
A Vale S.A e a siderúrgica alemã Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA assinaram um memorando de entendimento para encontrar soluções voltadas ao processo de produção do aço carbono neutro.
Empresa de minério de ferro pretende reduzir 15% das emissões até 2035
Com o memorando assinado, a Vale S.A e SHS planejam estudar e explorar, em conjunto, dentre outras iniciativas, o uso do briquete verde de minério de ferro da Vale e pelotas de redução direta na siderurgia, uma planta de briquete situada próxima às das instalações da SHS e a tecnologia da Tecnored.
De acordo com a mineradora, a iniciativa contribui para atingir seu compromisso de redução de 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.
- Fusão bilionária! Duas gigantes do varejo unem forças com R$ 50 milhões na mesa para desafiar e desbancar o domínio do Atacadão no mercado brasileiro!
- Escassez de profissionais qualificados pode impactar a criação de novas vagas de emprego na Indústria, segundo o SENAI
- Mega fábrica de fertilizantes poderá ser construída em Macaé, no Rio de Janeiro, com investimento estimado em R$ 5 BILHÕES!
- Nada de Egito! Obra em rodovia rende descoberta histórica: uma pirâmide com mais de 500 ANOS!
Desde o último ano, a empresa de minério de ferro brasileira engajou cerca de 30 clientes siderurgistas, representando cerca de 50% das emissões de Escopo 3 da empresa.
Produção de aço verde deve começar em 2027
A Vale S.A busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir a neutralidade até 2050, indo alinhada com o Acordo de Paris, liderando o caminho rumo ao minério de ferro sustentável.
A SHS é uma holding de gestão operacional ativa com duas empresas siderúrgicas em Saarland, Saarstahl e Dillinger. Com o memorando, as empresas estão prontas para moldar a transição para uma produção verde. A produção de aço verde está programada para começar em Saarland em 2027.
A nova rota de produção incluirá um forno elétrico a arco na planta de Volklingen e uma planta de redução direta (DRI) para a produção de ferro-esponja na planta de Dillinger, além da rota de alto forno estabelecida.
Reestruturação das operações dos metais
A Vale S.A declarou no último mês que o Conselho de Administração da empresa aprovou a reorganização das operações de metais básicos, como cobre e níquel, detidas pela mineradora no país.
A aprovação da reestruturação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade que será constituída pela empresa no país.
Vale está com processo seletivo em aberto com mais de 200 vagas de emprego
Confira abaixo alguma das vagas de emprego disponíveis na Mineradora Vale
- TÉCNICO SEG TRABALHO;
- TÉCNICO(A) AUTOMAÇÃO;
- COORDENADORA DE IMPLANTAÇÃO DE OBRAS DE INTEGRIDADE;
- SOLDADOR;
- TÉCNICO (A) DE PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E MANUTENÇÃO;
- ANALISTA OPERACIONAL PLENO;
- ANALISTA GESTÃO DESEMPENHO MASTER;
- ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS MASTER;
- COORDENADOR (A) DE HIGIENE OCUPACIONAL E ERGONOMIA;
- TÉCNICO(A) EM PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE MANUTENÇÃO;
- ANALISTA DE CONTRATOS MASTER;
- ANALISTA DE SUPRIMENTOS (PCD) – SUPERVISÃO DE SUPRIMENTOS;
- ENGENHEIRO MASTER PROJETO CAPITAL;
- SUPERVISOR PERFURAÇÃO DESMONTE;
- TÉCNICO(A) ELETROMEC NICO;
- SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA;
- TÉCNICO ESPECIALIZADO DE MANUTENÇÃO;
- GEÓLOGO PLENO – MINERAÇÃO;
- ANALISTA NEGÓCIOS SÊNIOR;
- ENGENHEIRO (A) SÊNIOR – GEOTÉCNICO DE BARRAGENS;
- INSPETOR MANUTENÇÃO ESPECIALIZADO;
- ANALISTA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PLENO;
- OPERADOR(A) MAQ OPERATRIZES;
- TÉCNICO PREDITIVA ESPECIALIZADO;
- AUXILIAR DE TOPOGRAFIA (PCD).
Os profissionais interessados nas vagas de emprego da Vale podem acessar o site de carreiras da empresa, onde é possível conferir estas e muitas outras oportunidades.