O Japão está explorando o uso de energias renováveis na mineração de Bitcoin, o que pode transformar a indústria de criptomoedas com uma abordagem mais sustentável. Descubra os detalhes dessa iniciativa inovadora
A Tepco, uma das maiores empresas de energia do Japão, está inovando no uso de energia limpa com a mineração de bitcoin por meio de sua subsidiária, Agile Energy X.
Criada em 2022 e sediada em Tóquio, a Agile Energy X está testando a utilização do excesso de eletricidade limpa, que seria desperdiçada, para a mineração de criptomoedas.
O objetivo da empresa é desenvolver um esquema eficiente de uso de energia renovável variável, proporcionando flexibilidade ao abastecer instalações de computação e data centers.
-
China deixa mundo em alerta ao pôr fim à era do minério de ferro e planejar corte da dependência externa, enquanto sua participação no aço global recua
-
O Brasil está sentado numa das maiores reservas de lítio do mundo, no Vale do Jequitinhonha, mas a mineração nacional virou quase um apêndice da China: 97% da exportação do metal vai para um só país, que ainda domina o refino
-
Fim do maior boom do século: China decreta o encerramento da era dourada do minério de ferro e gigantes como a Vale podem enfrentar um novo cenário de incertezas após queda na commodity, retração nos imóveis e menor produção de aço para maio desde 2018
-
Brasil tem minério, energia limpa e mercado esperando, mas pode perder uma janela bilionária se não acelerar a corrida pelo minério verde, enquanto a indústria do aço busca reduzir emissões
Essa flexibilidade permite que a mineração de bitcoin ajuste seu funcionamento conforme a demanda energética, sem comprometer a infraestrutura. O processo pode ser iniciado ou pausado conforme a disponibilidade de energia, tornando-o ideal para momentos de excedente energético.
Além disso, essas operações exigem pouca infraestrutura adicional, como sistemas simples de resfriamento, o que facilita a instalação em diferentes regiões.
A Agile Energy X também promove o consumo local de eletricidade, minimizando o desperdício de recursos renováveis.

Uma Abordagem Inovadora para a Neutralidade de Carbono
A estratégia da Agile Energy X é baseada em três pilares: promoção da descarbonização, uso de energia limpa não aproveitada e mitigação do congestionamento nas redes elétricas.
Esse modelo de negócios pioneiro busca aprimorar a neutralidade de carbono ao transformar a forma como a energia renovável é gerenciada e utilizada.
A mineração de bitcoin, nesse contexto, se apresenta como uma solução viável para equilibrar a produção e o consumo de eletricidade de maneira eficiente.
Kenji Tateiwa, fundador e CEO da Agile Energy X, foi inspirado por sua experiência no acidente nuclear de Fukushima, em 2011, a buscar um “mundo energético perfeito”.
Em entrevista ao Asahi Shimbun, Tateiwa ressaltou que o projeto é único no Japão e que, se bem-sucedido, poderá abrir caminho para uma maior adoção de energia verde no país.
A Agile Energy X já instalou mineradores de bitcoin em duas prefeituras japonesas com excedente de energia.
Simulações realizadas pela empresa indicam que, se a energia verde representasse metade do fornecimento total de eletricidade no Japão, cerca de 240.000 GWh seriam desperdiçados anualmente por falta de capacidade de armazenamento.
A mineração de bitcoin oferece uma solução promissora para utilizar esse excesso de energia, promovendo um futuro mais sustentável e eficiente no uso de recursos energéticos.
