O México revoluciona o mercado automotivo ao lançar um carro elétrico que custa cinco vezes menos que os modelos da BYD e mais barato que uma moto.
O México prepara-se para marcar história na Copa do Mundo de 2026 com a estreia de Olinia, o primeiro carro elétrico produzido inteiramente no país. O anúncio, feito pela administração de Claudia Sheinbaum, revelou que o carro será apresentado durante a partida de abertura do torneio, na Cidade do México.
O projeto, liderado pelo Ministério da Ciência, Humanidades, Tecnologia e Inovação (Sectei), faz parte de um ambicioso plano de mobilidade limpa apresentado no discurso de posse presidencial em outubro de 2024.
Com um orçamento inicial de 25 milhões de pesos (cerca de 1,2 milhão de dólares), a iniciativa visa revolucionar o setor automotivo mexicano ao alinhar tecnologia de ponta e sustentabilidade.
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Origem do nome e simbolismo cultural
Olinia, que em Nahuatl significa “movimento“, reflete o objetivo do veículo de promover a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica.
Projetado e montado integralmente no México, o carro terá sua base de produção no estado de Sonora, região com vastos recursos solares que impulsionam o desenvolvimento de energia limpa.
Segundo Claudia Sheinbaum, o nome também simboliza o compromisso de fortalecer a indústria automotiva local e posicionar o México como referência no mercado de veículos elétricos na América Latina.
Produção e modelos disponíveis no México
A produção inicial contará com três modelos adaptados às diversas demandas urbanas. Dois deles serão focados em trajetos curtos e uso familiar, enquanto o terceiro modelo, voltado ao transporte de mercadorias e entregas locais, atenderá ao crescente mercado de logística urbana.
Essa diversidade permite atender tanto a jovens em busca de opções sustentáveis quanto a pequenos negócios que necessitam de alternativas econômicas e ecológicas para entregas.
Impacto ambiental e inovação no design
Um dos principais objetivos do Olinia é reduzir as emissões de combustíveis fósseis no setor de transportes. Rosaura Ruiz, Ministra da Sectei, destacou que o projeto está alinhado com a transição energética promovida pela administração federal.
Os veículos serão compactos, projetados para otimizar o uso do espaço urbano e melhorar a fluidez do trânsito nas grandes cidades mexicanas.
A proposta é oferecer soluções práticas para os problemas de mobilidade, garantindo que sustentabilidade e funcionalidade andem lado a lado.
Preço competitivo como diferencial
Um dos maiores atrativos do Olinia é o preço. Com valores estimados entre 90 mil e 150 mil pesos (aproximadamente 4.400 a 7.400 dólares), ele será uma opção significativamente mais acessível que os modelos elétricos concorrentes no mercado mexicano.
Enquanto marcas como JAC, Renault e BYD oferecem veículos elétricos na faixa de 350 mil pesos (17.200 dólares), o Olinia busca democratizar o acesso à mobilidade elétrica no país, incentivando uma transição mais ampla para alternativas sustentáveIis.
Segurança como prioridade no design
A segurança dos usuários também foi um foco no desenvolvimento do Olinia. Em um contexto onde o número de acidentes envolvendo motocicletas tem crescido, o design do veículo visa oferecer uma alternativa mais segura e funcional.
“Queremos um carro compacto e funcional que seja uma alternativa viável e mais segura às motocicletas”, afirmou Sheinbaum. O modelo combina tecnologia moderna com eficiência de design para proporcionar uma experiência de direção confiável e acessível.
Um marco para o futuro do México
A apresentação do carro elétrico Olinia na Copa do Mundo de 2026 será um momento emblemático para o México. Além de sediar o maior evento esportivo do planeta, o país estará demonstrando sua capacidade de liderar inovações tecnológicas e sustentáveis.
Mais do que um veículo, o projeto reflete o compromisso do México com o transporte limpo, a segurança dos cidadãos e o desenvolvimento econômico sustentável. O Olinia é um exemplo concreto de como aliar acessibilidade e tecnologia para moldar um futuro mais verde e promissor.
Primeiro, só se pode fazer comparações entre coisas iguais, semelhantes, nunca entre um veículo que oferece um certo conforto e um compacto, minimalista, destituído de um mínimo razoável, com o intuito único de dizer que é muito mais barato que o outro