Início Metais caros provocam estagnação no setor de carros elétricos e Elon Musk decide paralisar vagas de emprego da Tesla; corte de custos pode chegar a 10%

Metais caros provocam estagnação no setor de carros elétricos e Elon Musk decide paralisar vagas de emprego da Tesla; corte de custos pode chegar a 10%

3 de junho de 2022 às 09:28
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Metais caros provocam estagnação no setor de carros elétricos e Elon Musk decide paralisar vagas de emprego da Tesla; corte de custos pode chegar a 10% - Pixabay
Metais caros provocam estagnação no setor de carros elétricos e Elon Musk decide paralisar vagas de emprego da Tesla; corte de custos pode chegar a 10% – Pixabay

Não é de ontem que o setor de carros elétricos vem sofrendo instabilidades quanto ao preço dos metais, que estão em falta desde o começo da pandemia. A mineração não está conseguindo acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos no mesmo ritmo. 

Em um e-mail enviado para os seus colaboradores, o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, afirmou para os diretores que deveriam pausar as contratações em ao menos 10%. Segundo ele, está com um pressentimento negativo quanto ao setor de carros elétricos. O lítio, que é fundamental para fabricar as baterias, está sofrendo forte alta porque, durante o ano de 2021, houve uma produção de 11% a menos do que o necessário para suprir a demanda do mercado global. 

A notícia foi compartilhada pelo portal da Reuters, que afirmou ter acesso ao texto do bilionário. A notícia foi anunciada durante esta sexta-feira, 03 de junho, e pode mostrar uma possível recessão do setor econômico e de carros elétricos, principalmente quanto às baterias. Sabe-se, até agora, que mais de 100 mil pessoas estavam empregadas pela empresa Tesla até o final do ano passado. A empresa não comentou, entretanto, se deverá demitir uma parte de seus atuais colaboradores ou se apenas irão pausar as contratações e vagas de emprego. 

Artigos recomendados

Ações da Aesla despencaram ao menos 3% e Elon Musk pode ter renda comprometida 

As ações da Tesla,  que estão sendo listadas em Frankfurt, já tiveram uma queda de ao menos 3% durante o pré mercado. Os futuros da Nasdaq, antes mesmo da abertura do pregão, já se encontram negativos em 0,6%. A notícia, de acordo com o portal da Reuters, pode abalar de forma negativa o setor durante este final de semana. 

A Tesla vem mostrando interesse em continuar com as suas produções na cidade de Xangai. No entanto, tiveram que parar depois de algumas imposições da China por causa da pandemia da Covid-19.  

Carsten Brzeski, chefe global de pesquisa macroeconômica do banco holandês ING, afirmou em entrevista que o sentimento negativo do bilionário Elon Musk, que se tornou ainda mais famoso pelos seus investimentos em criptomoedas, também é sentido pelos bancos  e empresas espalhadas pelo mundo por causa da elevada inflação deixada pela crise sanitária. 

A inflação vem preocupando os investidores – e não estamos falando apenas do Brasil! 

Depois do envio do e-mail de Elon Musk, houve o levantamento da hipótese de que a crise poderia fazer com que o  CEO do JPMorgan Chase & Co, Jamie Dimon, e o presidente do Goldman Sachs, John Waldron, fossem demitidos da Tesla, colocando em risco toda a reputação da empresa quanto ao desenvolvimento de carros elétricos. 

A inflação impregnada nos Estados Unidos é presente desde  quando Joe Biden assumiu o cargo de presidência. Ela vem fazendo com que o custo de vida dos consumidores fique elevado.  Musk, entretanto, ainda não declarou qual teria sido o motivo do seu pressentimento negativo, apesar da mídia acreditar ser os preços para manter as empresas.  

Por causa da dificuldade que Musk está tendo em continuar com a fabricação de carros elétricos em países com mão de obra mais barata e em grande quantidade, os analistas preveem dificuldades em se manterem apenas no Norte da América. 

 Wedbush Securities, Daniel Ives, afirmou que o Musk teria dificuldades por causa da falta de trabalhadores baratos e que isso estaria ocasionando em uma lentidão de entrega de carros perante a disponibilidade que as suas concorrentes estão tendo em escala multinacional. 

Acompanhe o Click Petróleo e Gás para se manter atualizado sobre as declarações do bilionário durante essa sexta-feira, 03 de junho, em relação ao e-mail corporativo. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes