Expansão da malha metroviária impacta gigantes como McDonald’s, Santander e Shell. Entenda como o decreto do governador Tarcísio de Freitas vai transformar a mobilidade em São Paulo.
Grandes mudanças estão chegando à cidade de São Paulo, e os impactos atingem até mesmo gigantes como McDonald’s, Santander e Shell. O governador Tarcísio de Freitas anunciou um decreto que levará à desapropriação de uma unidade de cada uma dessas empresas em Guarulhos. Mas o motivo é para uma boa causa: a expansão da malha metroviária no estado. Continue lendo para saber tudo sobre o decreto de Tarcísio para a expansão do metrô.
A expansão do metrô e o decreto de Tarcísio
O decreto nº 68.552/2024, assinado pelo governador Tarcísio, prevê grandes obras para a implantação da Linha 19-Celeste do metrô. Essa linha promete conectar importantes pontos da região metropolitana, incluindo Guarulhos e o centro de São Paulo. Com isso, surgem necessidades de desapropriação em áreas estratégicas, afetando empreendimentos de peso.
Entre os principais locais desapropriados está a Estação Bosque Maia, que substituirá uma unidade do McDonald’s, uma agência do Santander e um posto de gasolina da Shell, localizados no cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, no centro de Guarulhos.
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Por que desapropriar?
A expansão do metrô exige espaços amplos para a construção das estações, trilhos e infraestrutura necessária. A área em questão, com 57 mil metros quadrados, é essencial para garantir a implementação do projeto.
Segundo especialistas, essa obra é uma das maiores já planejadas para Guarulhos e trará muitos benefícios para a população, incluindo uma redução significativa no tempo de deslocamento entre Bosque Maia e Anhangabaú, que passará a ser feito em apenas 29 minutos.
Impactos para empresas e moradores
A chegada do metrô em Guarulhos promete transformar a região, mas também causa dores de cabeça para os proprietários dos estabelecimentos desapropriados. Os donos das unidades do McDonald’s, Santander e Shell já foram notificados sobre a necessidade de desocupar os locais.
Além dessas desapropriações comerciais, o projeto também afetará cerca de 400 lotes residenciais. As famílias que vivem nessas áreas deverão ser reassentadas, com o governo prometendo suporte para facilitar essa transição.
Benefícios da Linha 19-Celeste e cronograma das obras
Apesar dos desafios, os benefícios da Linha 19-Celeste são promissores. Estima-se que até 700 mil passageiros utilizem a linha diariamente. Essa expansão não apenas aliviará o tráfego intenso nas vias de São Paulo, mas também proporcionará uma alternativa de transporte público mais rápida e eficiente para a população de Guarulhos.
Além disso, a nova linha impulsionará o desenvolvimento econômico da região, atraindo investimentos e criando novas oportunidades de negócios. O impacto positivo também se estenderá ao meio ambiente, com a redução de emissões de poluentes geradas pelo uso excessivo de veículos particulares.
As desapropriações estão previstas para ocorrer até o final de 2025. Já as obras da Linha 19-Celeste devem se estender de 2025 a 2030. A expectativa é que, ao final desse período, os moradores de São Paulo e Guarulhos possam contar com um sistema de transporte mais moderno e eficiente.
O que esperar do futuro?
O decreto de Tarcísio pode parecer um golpe duro para empresas como McDonald’s, Santander e Shell, mas o impacto positivo que o projeto trará para a população supera os desafios. O metrô em Guarulhos representa mais do que uma obra de infraestrutura; é uma promessa de mobilidade urbana de qualidade para os próximos anos.
Agora, resta acompanhar como essas desapropriações e obras serão conduzidas, garantindo que os interesses de todos os envolvidos sejam respeitados. Afinal, o progresso é inevitável, mas pode e deve ser feito de forma a beneficiar o maior número de pessoas.
Sabe o valor do investimento para uma franquia do McDonald’s? Duvido que o empresário saia “desapropriado” de boas!
E com razão!!!
O título desta matéria está parecendo do YouTube!