Lightsource bp, maior companhia de Energia Solar da Europa, quer desenvolver 25 GW até 2025

Ruth Rodrigues
por
-
20-09-2021 16:14:21
em Energia Renovável
Setor de energia renovável ganhará investimento bilionário através da Lightsource bp. As metas traçadas visam desenvolver projetos em energia solar e levá-los para outros países Setor de energia renovável ganhará investimento bilionário através da Lightsource bp. As metas traçadas visam desenvolver projetos em energia solar e levá-los para outros países. Fonte: Reprodução

Setor de energia renovável ganhará investimento bilionário através da Lightsource bp. As metas já foram traçadas pela empresa, que visam desenvolver mais projetos em energia solar e se expandir para mais países

A Lightsource bp, maior empresa de energia solar da Europa, anunciou nessa segunda-feira, 20, que irá conduzir um investimento bilionário, e desenvolver 25 GW em energia renovável. Os beneficiados com esse novo projeto será a África, Europa, Américas, Oriente Médio, Pacífico e a Ásia. No total, serão investidos 1,5 bilhões de euros, para que esses continentes possam gerar ainda mais energia limpa, sendo ao benéfico para outras empresas, assim como, para a população.

Confira outras notícias no setor:

Empresa de energia solar tem projetos que podem beneficiar o planeta

Para que o investimento pudesse chegar a esse valor, a Lightsource bp contou com a participação das dez principais empresas do setor financeiro a nível mundial. Entre elas podemos citar: BNP, Canadian Imperial Bank of Commerce, Lloyds, Mitsubishi UFJ Financial Group, Natwest, Santander, SocGen, Sumitomo Mitsui Banking Corporation, Toronto Dominion e Wells Fargo.

Ao mesmo tempo em que está produzindo esse novo projeto, a companhia de energia solar possui outros que estão em fase de desenvolvimento, como é o caso do portfólio exclusivo de 9 GW para a bp. Dessa forma, desde que foi fundada em 2010, a Lightsource bp já foi responsável por contribuir significativamente para o ramo de energia renovável, ao desenvolver 3,8 GW de energia solar.

“O setor de energia renovável está a deixar de pensar em gigawatts e a começar a pensar em terawatts. Os investimentos são de milhares de milhões e não apenas de milhões. E as grandes empresas como a Amazon, a McDonald’s e eBay estão a aderir à energia limpa. Esta tendência prova que as energias renováveis começam a ocupar uma posição dominante e a energia solar está a desempenhar um papel de relevo no combate à crise climática”, relatou o CEO da companhia, Nick Boyle.

Até o momento, as metas da Lightsource bp envolvem a redução na emissão de gases responsáveis pelas mudanças climáticas

O obtivo principal é tentar cumprir o acordo realizado em Paris, para que as empresas emitam menos gases poluentes, que causem danos ao Planeta. Em contrapartida, a Lightsource traçou como meta, instalar mais 25 GW até 2025, para que o acordo seja fielmente cumprido. Os investimentos para que essa meta seja atingida serão captados de forma paralela aos projetos que já estão em andamento.

No momento, o empreendimento de energia solar possui uma atuação mais centralizada nos mercados de Portugal, Espanha e Itália. Nos Estados Unidos, seu portfólio conta com quase 10 GW, onde 1,9 GW estão sendo construídos ou foram implantados nos últimos 18 meses. Além desses países já citados, a empresa ganhou um leilão de energia realizado na Grécia. Dando início a sua nova jornada no mercado grego em energia renovável.

Infelizmente, a empresa ainda não divulgou quais serão os países que irão receber esse investimento no decorrer dos próximos quatro anos. Partindo desse pressuposto, não há como informar se o Brasil estará ou não na lista. A expectativa é que, com a visibilidade e o crescimento de energia renovável, principalmente a energia solar no país, a Lightsource bp possa levar esse aumento em consideração e cogite a possibilidade de um possível projeto em nosso território.

Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.
fwefwefwefwefwe