MENU
Menu
Início CEO da Aker BP afirma que investimentos no mercado brasileiro de petróleo e gás pode ser um dos seus próximos passos

CEO da Aker BP afirma que investimentos no mercado brasileiro de petróleo e gás pode ser um dos seus próximos passos

5 de fevereiro de 2021 às 11:43
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
AKer PB - petróleo - investimentos
Projeto Vallhall- AKer PB

Aker BP pode aplicar investimentos no mercado de petróleo e gás brasileiro se houver oportunidade

A Aker BP pode expandir seus investimentos de petróleo e gás para outros países se encontrar oportunidades competitivas no exterior, disse seu presidente-executivo na quinta-feira. Qualquer movimento para investir fora de sua Noruega natal seria uma mudança de estratégia para a Aker BP, que foi fundada em 2016 por meio da combinação da unidade norueguesa da BP com ativos de petróleo e gás controlados pela Aker.

Leia também

Brasil no radar para investimentos

Entre os locais que a empresa examinou está o Brasil, onde uma de suas empresas irmãs, a empresa de engenharia Aker Solutions, faz negócios no ramo de petróleo há anos, disse o presidente-executivo da Aker BP, Karl Johnny Hersvik, em uma entrevista.

“O Brasil é um mercado de petróleo interessante. É uma região altamente prolífica”, disse Hersvik, mas acrescentou que ainda não encontrou ativos que justifiquem um investimento lá. A estatal brasileira operadora Petrobras, que busca saldar dívidas e aprimorar seu foco, colocou no ano passado à venda os campos de Albacora e Albacora Leste, com uma produção diária combinada de cerca de 77.000 barris de óleo equivalente. “Analisamos aquela campanha de desinvestimento e decidimos não participar”, disse ele sobre os dois campos de Albacora.

CEO da empresa afirma que as empresas devem sair do seu ciclo de investimentos

A Aker BP já planeja uma grande expansão na Noruega, com uma dúzia de projetos que devem entrar em operação nos próximos anos e com um pacote de incentivos fiscais introduzido pelo parlamento do país para impulsionar a atividade.

“Qualquer entrada fora da plataforma continental norueguesa (NCS), mas também atividades de fusões e aquisições na NCS precisam fazer sentido nesse contexto”, disse Hersvik.

A Aker BP, que no ano passado bombeou 210.700 barris de óleo equivalente por dia (boepd), planeja aumentar sua produção na Noruega em 70% para mais de 350.000 boepd em 2028, anunciou na quinta-feira.

O bilionário norueguês Kjell Inge Roekke detém 40% das ações da Aker BP por meio de sua firma de investimentos Aker, enquanto a britânica BP detém 30% das ações. As ações da Aker BP foram negociadas 2,3% mais baixas no dia, às 13h12 GMT, com desempenho inferior a uma queda média de 0,3% nas ações europeias de petróleo e gás.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR