1. Início
  2. / Economia
  3. / Jazidas de ouro branco brasileiro na mira dos investimentos bilionários do Elon Musk e promete transformar o Brasil no país mais rico da América
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 39 comentários

Jazidas de ouro branco brasileiro na mira dos investimentos bilionários do Elon Musk e promete transformar o Brasil no país mais rico da América

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 02/02/2025 às 09:18
investimento - lítio - ouro branco - jazidas - moneracao - minério - elon musk - brasil - carros elétricos - baterias
Investimento estratégico do bilionário Elon Musk no Brasil visa explorar reservas de lítio para impulsionar produção de carros elétricos da Tesla e transformar o Brasil no país mis rico da América

Investimento estratégico do bilionário Elon Musk no Brasil visa explorar reservas de lítio para impulsionar produção de carros elétricos da Tesla e transformar o Brasil no país mis rico da América

Elon Musk vem demonstrando interesse crescente no Brasil nos últimos anos. Depois de visitar o país para lançar a rede de internet Starlink, agora o foco dos investimentos do magnata está no lítio, mineral essencial para baterias de veículos elétricos. Conhecido como o “novo petróleo do século XXI”, o lítio atrai empresas globais, incluindo a Tesla, que Musk visa expandir utilizando as vastas reservas brasileiras.

Esse investimento no Brasil, com grandes reservas de lítio, principalmente em Minas Gerais, representa uma oportunidade estratégica para a mineração, capaz de se beneficiar da crescente demanda global pelo mineral e pela necessidade de uma produção mais sustentável.

O país possui cerca de 1,2 milhões de toneladas de lítio, o que o coloca entre os maiores detentores do recurso. A crescente demanda por baterias recarregáveis eleva as perspectivas de exportação. Estima-se que a demanda global por lítio aumente quatro vezes até 2035, alcançando 4 milhões de toneladas, impulsionada pelo crescimento nas vendas de carros elétricos.

Lítio no Brasil: sustentabilidade e atração de investimentos bilionários do Elon Musk, atualmente dominado grandes produtores como Austrália, Chile e China

Atualmente, o mercado de lítio é dominado por grandes produtores como Austrália, Chile e China. O Brasil, no entanto, apresenta um diferencial importante: um método de extração mais sustentável. Enquanto o Triângulo do Lítio (Bolívia, Argentina e Chile) utiliza técnicas que afetam ecossistemas locais, o Brasil adota um modelo mais limpo.

O lítio é extraído de rochas por meio de perfuração, sem o uso de produtos químicos agressivos ou processos de evaporação que liberam carbono. Esse “lítio verde” atraiu empresas como BYD e Sigma Lithium, além de Elon Musk, que vê o valor de métodos ecologicamente corretos para a produção de seus veículos elétricos.

‘Ouro branco’: o pulo do gato para produção de baterias de carros elétricos

A sustentabilidade da extração brasileira atrai montadoras que buscam minimizar o impacto ambiental. O compromisso ambiental do país o posiciona como possível polo de inovação sustentável, com potencial para se tornar um centro de produção de baterias e veículos elétricos, especialmente com projetos como o da Bravo Motor Company, que planeja instalar um complexo industrial em Nova Lima, Minas Gerais.

Elon Musk e investimentos bilionários em reservas estratégicas

Além de grandes reservas, o Brasil tem potencial para liderar a economia de veículos elétricos. Com a empresa chinesa BYD investindo R$5,5 bilhões para montar uma fábrica no país, o Brasil já atrai gigantes do setor. A Sigma Lithium, dona da maior reserva de lítio brasileira, também tem sido alvo de investidores. Musk tentou adquirir essa mineradora, e, embora a negociação não tenha avançado, ele permanece de olho em novas oportunidades.

A Tesla já possui um acordo com a Vale para fornecimento de níquel, essencial para baterias de carros elétricos. Com a atenção crescente no lítio sustentável brasileiro, há chances de Musk implementar uma fábrica da Tesla no Brasil, o que criaria milhares de empregos e fortaleceria a economia, consolidando o país como polo sustentável de veículos elétricos na América Latina.

Mineração sustentável de lítio no Brasil e o futuro das baterias e veículos elétricos

Apesar do potencial, a corrida pelo lítio no Brasil traz desafios. Embora a mineração local seja mais sustentável que em outros países, ainda existem impactos ambientais a considerar. Há também desafios socioeconômicos, exigindo um planejamento para que o país aproveite essa oportunidade sem repetir erros passados.

Com o crescimento projetado da demanda por lítio até 2040, o Brasil tem uma oportunidade histórica de se tornar líder global no mercado de veículos elétricos. Manter o foco em investimentos e práticas sustentáveis pode posicionar o país entre os maiores fabricantes de baterias e carros elétricos, fortalecendo a economia e pavimentando o caminho para um futuro energético sustentável.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
50 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
39 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Marcio
Marcio
02/02/2025 11:05

Mas ele vai instalar uma fábrica para beneficiamento do metal ou vai fazer como outros apenas explorar mineral **** e beneficiar fora gerando empregos e riqueza .

Paulo
Paulo
02/02/2025 11:05

Devemos manter distância desse DEMÔNIO do ELON MUSK, NÃO vai se conformar em PAGAR o PREÇO JUSTO, é será mais LUCRATIVO pra ele FINANCIAR um GOLPE e ter esses MINÉRIOS à PREÇOS de BANANAS, como no GOLPE em 2016 que os EUA se apossaram dos POÇOS mais PROMISSORES do PRÉ SAL, MP do TRILHÃO que ISENTA de IMPOSTOS as PETROLÍFERAS dos EUA

Benedito
Benedito
02/02/2025 11:45

Ele vem não, quem vai investir são os chineses.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo, não estamos contratando!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x