Investimento bilionário vai permitir a construção de 20 parques de energia solar em Minas Gerais ainda neste ano

Kelly
por
-
05-08-2020 16:14:07
em Energia Renovável
construção de complexo de energia solar em Minas Gerais Parque de energia solar/ Imagem: Divulgação

Os investimentos vão proporcionar matriz limpa e renovável por meio da construção de um complexo de energia solar em Minas Gerais

Em Minas gerais, um grande investimento no mercado de energia solar foi estabelecido pela empresa Brookfield Energia Renovável com a multinacional espanhola Solatio. O contrato firmado entre as empresas vai permitir a construção de 20 parques solares no estado.

Veja também outras notícias

O valor do investimento é de R$ 3 bilhões para construção de um complexo solar que deverá ocupar uma área de mais de 3 mil hectares na cidade de Janaúba, Minas Gerais. A capacidade instalada do complexo é de 1,2 GWp por parte da Brookfield Energia Renovável.

As obras de construção estão previstas para iniciar ainda em 2020 e estima-se que a conclusão seja em 2022 ou 2023. Ao todo serão 20 parques de energia solar, em fase final de desenvolvimento, que devem abastecer aproximadamente 1,2 milhão de residências em Minas Gerais.

O contrato entre as empresas para complexo de energia solar em Minas Gerais está sujeito a condições usuais de fechamento, e deve ser finalizado até o quarto trimestre de 2020, de acordo com comunicado ao Portal Solar.

Sobre a Solatio Energia Solar

Com mais de 20 anos de experiência no setor fotovoltaico e com mais de 120 projetos na Europa, a Solatio está no Brasil desde 2009 e é maior desenvolvedora de projetos de energia solar da América Latina.

Conta com mais de 6 GW desenvolvidos sendo os mais competitivos do mercado em todos os respectivos setores: ACR (Ambiente de Contratação Regulada), ACL (Ambiente de Contratação Livre – Mercado Livre) e GD (Geração Distribuída).

No final do ano passado, a empresa anunciou que iria investir R$ 21 bilhões até 2023 em usinas de energia solar em Minas Gerais. “A ideia era produzir 6.430 MW nos próximos quatro anos, o equivalente à potência da hidrelétrica da Itaipu Binacional”, afirmou.

Braskem firmou acordo de longo prazo com a empresa Canadian Solar, viabilizando a construção de uma usina solar no estado de Minas Gerais

A Braskem anunciou ao mercado brasileiro mais um contrato de longo prazo para compra de energia renovável, desta vez com a Canadian Solar Inc., uma das maiores empresas do ramo solar do mundo. O acordo torna viável a construção de uma usina no Norte de Minas Gerais e garante o fornecimento de energia para a Braskem por 20 anos. Saiba mais aqui.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.