1. Início
  2. / Economia
  3. / Inflação explode e dólar dispara: veja dicas de como proteger seu bolso na crise
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Inflação explode e dólar dispara: veja dicas de como proteger seu bolso na crise

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 18/06/2024 às 09:50
Inflação alta e dólar nas alturas em 2024. Confira dicas para driblar preços e manter seu orçamento sob controle! (Imagem: reprodução)
Inflação alta e dólar nas alturas em 2024. Confira dicas para driblar preços e manter seu orçamento sob controle! (Imagem: reprodução)

O dólar em disparada, com valorização superior a 10% em 2024, e a inflação em alta pressionam o bolso do consumidor brasileiro. Essa combinação implacável exige medidas estratégicas para driblar os preços nas alturas. Mas, calma, não precisa entrar em pânico!

Combustíveis, alimentos, itens de tecnologia e saúde: tudo está mais caro. A culpa? De acordo com especialistas, em parte, da valorização do dólar, que encarece os produtos importados e impacta a produção nacional.

Como se proteger da alta da inflação

No entanto, nem tudo são más notícias. Isso acontece porque, com inteligência e planejamento, é possível minimizar o impacto da inflação no seu orçamento.

Confira algumas dicas de como se proteger da alta da inflação:

Ataque de vez os atacarejos: Supermercados atacarejos, com suas prateleiras abarrotadas, geralmente oferecem preços mais baixos. Aproveite as promoções e faça compras para abastecer a despensa por mais tempo.

Domine a arte do estoque estratégico: produtos não perecíveis, como arroz, feijão e óleo, podem ser seus aliados contra a inflação. Compre em quantidade maior e evite surpresas desagradáveis mês a mês.

Escolha o dia certo para atacar: os preços podem variar ao longo do mês. Fuja da tentação de fazer compras logo após receber o salário. Pesquise e compare: na maioria dos casos, a metade do mês é mais vantajosa.

Pesquisa é poder: antes de colocar o produto no carrinho, faça uma pesquisa de preços online e presencial. Compare preços e anote tudo em um local de fácil acesso. Essa comparação te dará um panorama completo e te ajudará a tomar decisões inteligentes.

Diga não ao desperdício: planejar as refeições e evitar o desperdício são medidas simples, mas que fazem a diferença no final do mês.

Lembre-se: a organização e o planejamento são suas armas contra a inflação. Use-as com sabedoria e veja como seu bolso vai agradecer!

Maneiras de economizar

Além das dicas de como se proteger da alta da inflação, existem meios de economizar mesmo com o fenômeno e também a alta do dólar.

Dentre essas dicas estão, por exemplo, planejar suas compras, fazendo uma lista do que você precisa e comparar preços antes de comprar, optar por marcas genéricas, que muitas vezes são tão boas quanto as de marca, mas custam bem menos e também:

Cozinhar em casa: Comer fora é caro. Aprenda a cozinhar pratos saborosos e nutritivos em casa.

Aproveitar as promoções: Fique de olho nas promoções nos supermercados e lojas.

Negociar: Não tenha medo de negociar preços, principalmente em lojas de rua e feiras livres.

Com essas dicas, você vai conseguir driblar a alta do dólar e da inflação e manter o seu orçamento sob controle. Mas e aí, você acredita que o Brasil conseguirá passar rápido dessa crise econômica? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com experiência de seis anos em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em temas como política, empregos, economia, cursos e outros. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de pauta sobre algum dos temas tratados no site, por favor, entre em contato.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x