Início IFES oferece curso gratuito de Robótica na modalidade EAD para candidatos de todo o Brasil

IFES oferece curso gratuito de Robótica na modalidade EAD para candidatos de todo o Brasil

30 de junho de 2022 às 13:47
Compartilhe
Siga-nos no Google News
IFES oferece curso gratuito de Robótica na modalidade EAD para candidatos de todo o Brasil
IFES – Curso gratuito de robótica na modalidade ead – imagem: IFES

O Instituto Federal do Espírito Santo anunciou nesta semana a abertura das inscrições para o curso gratuito de robótica ministrado na modalidade EAD. O curso terá duração de 60 horas

O curso de Robótica Educacional EAD do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é um curso gratuito de robótica totalmente ministrado à distância (EAD). Os selecionados devem cumprir alguns requisitos técnicos para participarem, como possuir computador com acesso à internet, softwares Arduino IDE, e outros requisitos especificados pela Instituição.

Requisitos para participar do curso gratuito EAD de robótica do IFES

A iniciativa compõe o Projeto Corte de Locelace, uma grande referência à condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo todo. O projeto foi desenvolvido em 2018 com o curso à distância “O Moodle de Lovelace, Curso de Programação Python: uma chamada de meninas para a carreira da computação”.

Artigos recomendados

Embora faça parte de um projeto com o nome da primeira programadora do mundo, o curso gratuito  EAD de robótica do IFES não é exclusivo para mulheres. A instituição afirma que são bem-vindas todas as pessoas com conhecimentos básicos de informática, que possuam vontade de trabalhar com robótica, e incentiva também a participação de mulheres nas carreiras ligadas ao setor de tecnologia. O público alvo são os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, profissionais do setor público e privado, e a comunidade em geral.

Aqueles que estiverem interessados em se inscrever no curso gratuito EAD de robótica do IFES devem criar uma conta no site do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) utilizando alguns dados como e-mail, nome completo, cidade, país, CPF, renda familiar, data de nascimento, entre outros.

Conteúdos do curso gratuito de Robótica

Este curso de introdução à robótica educacional é de nível intermediário e terá duração de 60 horas, sendo 100% em Língua Portuguesa. A estrutura e os conteúdos ministrados são a Introdução à Robótica (história, recursos e conceitos), Mecânica, Mecanismos da Programação, Eletricidade, Design, entre outros.

Nesta etapa, o objetivo do curso gratuito EAD do IFES é familiarizar os alunos com os mecanismos robóticos e com exemplos apresentados em vídeo aulas.

O segundo conteúdo é a experimentação prática de projetos robóticos utilizando esses mecanismos. Nesta parte, será aprofundado o conhecimento do desenvolvimento de projetos robóticos, desenvolvimento das habilidades dos conceitos tecnológicos e dos mecanismos a serem utilizados.

A terceira é a Olimpíada Científica, que visa promover um olhar voltado às habilidades da compreensão do problema, conceitos transversais, assimilação entre o raciocínio lógico e o mecanismo robótico.

Diferenciais do curso gratuito EAD de robótica do IFES

O IFES aponta que os diferenciais do seu curso de robótica são a utilização de videoaulas para explicar a metodologia e os conceitos de aprendizagem com base em mecanismos. Além disso, também há um fórum “um ao outro ajudou”, que pode ser utilizado por alunos que possuem dúvidas, atividades orientadas ao desenvolvimento de habilidades e atividades gamificadas.

Em relação ao processo seletivo, os candidatos serão submetidos a perguntas ligadas aos vídeos, projetos técnicos e criativos e questionários sobre conhecimento dos mecanismos robóticos. É importante ressaltar que o Instituto Federal do Espírito Santo foi fundado em 2008, da fusão de escolas técnicas e instituições de ensino focadas no agronegócio.

A instituição disponibiliza diversos cursos gratuitos de ensino médio integrado ao técnico, cursos superiores, cursos técnicos independentes, pós-graduação, especializações e mestrado. No total, são 23 campi espalhados por diversos municípios do estado do Espírito Santo.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes