A Petrobras é um pouco mais pressionada depois que secretários de Fazenda dos estados, com aquiescência de seus governadores, aprovaram nesta última semana, o descongelamento dos preços dos combustíveis, aqueles sobre os quais o ICMS incide, para efeito do aumento de arrecadação.
- A missão da Petrobras
- MP que viabiliza venda direta de etanol para os postos pode reduzir os preços dos combustíveis?
Desde o início da pandemia, estes valores já aumentaram mais de 30% e agora vão aumentar ainda mais. Lembrando que alguns estados, como por exemplo São Paulo, aumentaram também as alíquotas nos governos atuais e o RJ mantem alíquotas recordes para a gasolina e etanol.
O aumento, contrariando a promessa de os manter fixos até o final de janeiro, parece que foi uma retaliação por conta do recente aumento da Petrobras em seus preços
-
Imposto de Renda 2026: 9,58 milhões de contribuintes entram no maior lote de restituição já registrado pela Receita Federal, mas um detalhe sobre quem recebe primeiro está despertando atenção em todo o país
-
Itaú muda o jogo do trabalho híbrido, exige mais dias no escritório a partir de 2028 e deixa funcionários de olho no calendário, no trânsito e na nova rotina presencial
-
Com a escassez de mão obra, Japão planeja investir R$ 173 milhões para atrair trabalhadores estrangeiros em setores da Construção Civil, Saúde, Indústria e Comércio
-
Cidade dá salto impressionante, sai da 354ª posição e vira a 4ª mais rica do país, superando grandes capitais com PIB de R$ 134,1 bilhões
Desde o governo FHC, a Petrobras não é mais uma empresa estatal, pois mais de 70% do total de suas ações, estão nas mãos de investidores privados, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Muitas inclusive compradas por trabalhadores brasileiros, com o uso do FGTS.
O governo do Brasil, junto com alguns bancos estatais, apenas detém pouco mais de 50% das suas ações ordinárias, aquelas que permitem votar, portanto tem o controle.
Nem por isto, a Petrobras e seus executivos estão livres de serem acionados judicialmente, por conta de uma ação temerária, que é não obedecer a missão de propiciar o melhor retorno possivel do capital para seus investidores, pagando elevadas multas, como a empresa quase teve que pagar. É bom lembrar, que no governo Dilma, a empresa foi processada, na justiça americana, e no final fechou um acordo que a custou bilhões de Reais , e evitou até mesmo que seus executivos fossem presos.
Claro que os governadores sabem disto, mas usaram o aumento como pretexto, afinal um caixa mais gordo, em ano de eleições, sempre ajuda a eleger a “turma amiga.”
E assim, nos aproximamos de uma arrecadação recorde e sendo elas federais e estaduais, os serviços públicos continuam precários, mas os fundos eleitorais, salários da turma de cima da pirâmide pública, inclusive no judiciário e legislativo, esses continuam em dia.
