Huawei entra no mercado de carros elétricos e passa a fabricar carros com inteligência artificial

Valdemar Medeiros
por
-
30-04-2021 12:17:01
em Logística e Transporte
Huawei - carros elétricos - Inteligência artificial Carro elétrico da Huawei – Fonte: Techradar

Com o objetivo de ingressar no segmento de carros elétricos com inteligência artificial, a chinesa Huawei está negociando para assumir o controle de uma montadora

Como uma estratégia de eletrificação, a maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações, Huawei, está em negociações para assumir o controle de uma unidade de carros elétricos de uma pequena montadora para produzir seus carros com inteligência artificial.

Leia também

A nova aquisição da Huawei

Para adquirir o controle acionário, a marca chinesa negocia com a Chongqing Sokon. A aquisição possibilitará que a Huawei fabrique carros elétricos com inteligência artificial com a sua própria marca, sendo assim seria uma prova de que a marca chinesa está buscando ir além de oferecer sistemas operacionais automotivos, para ter uma presença marcante no setor de carros elétricos.

O ingresso da Huawei no mercado de carros elétricos com inteligência artificial demonstra uma grande mudança no foco da Huawei após dois anos de sanções dos EUA que forçaram a marca chinesa a vender parte do negócio de smartphones.

Autoridades se pronunciam sobre a mudança da Huwaei

Segundo anúncio do presidente rotativo da empresa, Eric Xu, foram fechados acordos com três montadoras da China para prover o sistema operacional para carros elétricos com inteligência artificial, conhecida como “Huawei Inside”, no Salão do Automóvel de Xangai no começo de abril.

A Huawei planeja também comprar uma participação da Chongqing Sokon Holdings como parte do acordo. O chefe do grupo de negócios ao consumidor da Huawei, Richard Yu, que fez com que a marca chinesa se tornasse uma das líderes na fabricação de smartphones no mundo e recentemente trouxesse seu foco para carros elétricos, está liderando as negociações com a Sokon.

A Huawei pretende lançar o seu primeiro carro elétrico com inteligência artificial com a sua própria marca até o final deste ano.

Sobre a Huawei

A Huawei é uma empresa que fornece tecnologia de informação e comunicação. Ela atende a empresas, organizações, instituições, governos e serviços públicos, operadoras de telecomunicações e consumidores que compram seus smartphones, relógios com inteligência artificial entre outros aparelhos eletrônicos. A marca está presente em 170 países e conectada a mais de 3 bilhões de pessoas.

Foi fundada em 1987, em uma cidade chamada Shenzhen, no sul da China, com aproximadamente 21.000 RMB de capital inicial, e de lá pra cá a chinesa cresceu, se tornando o maior fornecedor de equipamentos do mundo e o segundo maior fabricante de smartphones. A empresa foca em inovação, com destaque em seu trabalho com inteligência artificial, onde a Huawei trabalha há 10 anos e possui um forte portfólio.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.