Hitachi Energy está prestes a transformar o cenário energético brasileiro com um investimento histórico e uma expansão ambiciosa que promete sacudir o mercado.
Nesta terça-feira (03), em um evento em São Paulo, a Hitachi Energy anunciou o maior investimento de sua história no Brasil: U$ 200 milhões de dólares, equivalentes a cerca de 1,2 bilhão de reais.
Esse valor não só impulsionará a expansão de 50% da capacidade da empresa, mas também resultará na construção de uma nova fábrica no país. Além disso, serão até 3 mil novas vagas de emprego. Dessas, 600 são diretas e estão confirmadas, o que proporcionará um impacto significativo na economia local.
Expansão histórica no Brasil
Comemorando seus 70 anos no Brasil, a Hitachi Energy, que já é uma líder mundial em tecnologia, decidiu que era hora de dar um passo ainda maior em direção a um futuro energético mais sustentável.
- Construção de túnel de 500 MILHÕES é paralisada por conta de desmatamento e cada árvore derrubada custará R$ 100 MIL
- Pedágio nas estradas federais: BRs 153, 282, 470 e 480 na mira do governo com tarifa que pode chegar a R$18 a cada 100 km rodados!
- Rumo Logística abre processo seletivo com mais de 45 vagas de emprego para quem tem e quem não tem experiência em áreas de técnico, analista, gerente, auxiliar e muito outras em novembro
- EUA estão à beira da falência? Elon Musk alerta para dívida trilionária e o impacto de uma inovação recente que pode acabar com a economia americana
Conforme Noaman Amjad, chefe de Marketing e Vendas no Japão, América do Sul e Coreia do Norte, “o Brasil, com seus grandes recursos de energia, tem um papel fundamental para o mundo energético.”
Ele ressaltou que a empresa já foi responsável por importantes transmissões de energia, como a da usina de Itaipu para o estado de São Paulo, e que agora está atualizando esses sistemas para reforçar ainda mais seu compromisso com o futuro energético do Brasil.
Presença consolidada e novos desafios
A Hitachi Energy está presente em grande parte do Brasil, atuando em setores cruciais como o comercial, com parcerias de peso, incluindo a Petrobras.
Conforme Glauco Freitas, presidente da empresa no Brasil, a companhia está no país desde 1954 e conta atualmente com 1.500 funcionários distribuídos em duas fábricas.
Nos últimos quatro anos, o número de funcionários cresceu 35%, refletindo um aumento médio de 25% ao ano nas operações. “Hoje, a empresa tem a maior base de transformadores e equipamentos de alta tensão no Brasil, estando em mais de 50% dos parques eólicos e solares do país,” destacou Freitas.
Ainda segundo ele, agora falando da geração de empregos, dessas novas 600 vagas diretas, 150 serão para a fábrica localizada em Guarulho. O restante, ficarão por conta da nova fábrica da empresa. Além disso, ele destaca que “esse grande investimento demonstra” o compromisso da companhia “para apoiar o Brasil em seus esforços para acelerar a transição energética”.
Novos horizontes para o futuro
A expansão não se limita a números. Segundo Bruno Melles, Global Managing Director do negócio de Transformadores da Hitachi Energy, a empresa está preparada para investir ainda mais nos próximos três anos, visando ampliar sua atuação global e fortalecer suas operações no Brasil.
“Estamos discutindo um novo anúncio de investimento. Acreditamos nas pessoas e no nosso dever como empresa de apoiar a transição energética,” afirmou Melles.
Uma nova fábrica para fortalecer o futuro
A nova fábrica, que será construída nos próximos quatro anos, terá 40 mil metros quadrados de área construída em um total de 300 mil metros de área total. A localização exata ainda está em fase de definição, mas a expectativa é que seja no eixo Rio-São Paulo.
A planta será dedicada à construção e engenharia, e a expansão aumentará a capacidade de produção em 50%, com a criação de aproximadamente 400 empregos diretos.
Alexandre Malveiro, representante da Hitachi Energy, destacou que essa nova planta irá fortalecer ainda mais a capacidade da empresa de atender à crescente demanda do mercado local e global.
“Estamos falando de 600 novos funcionários, adicionando aos 1.500 já existentes. Serão dois anos para a expansão e mais quatro para a nova fábrica estar totalmente operacional,” explicou.
Impacto na logística e desafios futuros
No entanto, o caminho não é sem desafios. De acordo com Malveiro, “sofremos com a logística dessas máquinas devido ao tamanho das mesmas.”
Para superar essa barreira, a empresa já trabalha em parceria com o governo e outras empresas para desburocratizar a logística e garantir que a expansão possa acontecer conforme planejado.
“Já temos garantia para esses 50% de capacidade, mas queremos ir além nos próximos dois anos,” completou.
Parcerias estratégicas e capacitação
A localização da nova fábrica ainda depende de negociações com prefeituras para garantir que haja mão de obra qualificada e parcerias com instituições como Senai e Senac.
A Hitachi Energy já firmou parcerias com o Senai para captar funcionários capacitados, e está em busca de cidades que ofereçam o suporte necessário para a instalação da nova planta.
Essa expansão e investimento da Hitachi Energy no Brasil marcam um novo capítulo na história energética do país, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. O Brasil, mais uma vez, se destaca como um ator crucial no cenário global, com um futuro promissor no setor energético.
E você, acha que o Brasil está pronto para liderar o futuro da energia sustentável? Deixe sua opinião nos comentários!