O Batalhão dos Bombeiros de Toledo será elevado a uma nova estrutura após a sanção da lei estadual que autoriza a criação do 14º Batalhão de Bombeiro Militar. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (24), durante visita ao Paço Municipal.
A medida integra um conjunto de investimentos do Governo do Paraná que soma R$ 74.050.715,94. Os recursos foram apresentados pelo deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, em encontro com autoridades.
Batalhão dos Bombeiros terá efetivo reforçado
A criação do 14º Batalhão dos Bombeiros amplia a estrutura da corporação no município e prevê reforço no número de profissionais destinados ao atendimento de Toledo e de outras cidades da região Oeste.
Hussein Bakri informou que o efetivo deverá ser superior ao inicialmente previsto. O próximo passo será buscar recursos para construir uma sede compatível com a importância da nova unidade.
-
Na Mongólia Interior, porto ferroviário chinês já recebeu mais de 25.000 trens China-Europa, conecta 75 rotas a mais de 10 países e mostra como o corredor central virou alternativa terrestre poderosa às longas rotas marítimas
-
Brasil importa 85% dos fertilizantes que usa e corre para reduzir a dependência da Rússia e da China
-
Gigante brasileira do aço entra na construção do maior prédio residencial do mundo em Balneário Camboriú com vergalhão inédito 40% mais resistente, desenvolvido com a USP para sustentar os 550 metros, 157 andares e 228 apartamentos da Senna Tower
-
Barril de petróleo voltou a US$ 72 após 20 milhões de barris saírem de Ormuz em 24 horas, aliviando medo de escassez, mas minas, seguradoras e tensão regional ainda mantêm o mercado em alerta
O coronel Jesuíno Dalponte explicou que a transformação da unidade em batalhão permitirá uma expansão gradual da estrutura. A mudança poderá envolver aumento de efetivo, ampliação de unidades e melhoria da capacidade de resposta diante das ocorrências atendidas pela corporação.
Para o vereador Professor Oséias, o reconhecimento de Toledo como sede de batalhão atende a uma demanda histórica.
A nova condição abre perspectivas para estruturas físicas, melhores condições de trabalho e crescimento dos serviços prestados à comunidade.
A vereadora Marli Costa afirmou que o tema vinha sendo discutido desde o ano passado. Conforme relatou, integrantes do Corpo de Bombeiros apontavam a criação do batalhão como etapa fundamental para ampliar a corporação e viabilizar conquistas.

Escolas concentram maior parte dos investimentos
Do total anunciado, aproximadamente R$ 62 milhões serão aplicados na construção de três escolas estaduais. As unidades ficarão nos bairros Jardim Bressan, Jardim Filadélfia/Pancera e Orquídeas/Coopagro.
Outro montante de R$ 11,5 milhões será destinado ao recapeamento urbano. As intervenções alcançarão trechos das avenidas Ministro Cirne Lima, Parigot de Souza, Ignácio Lothário Klassmann, Maripá, Senador Attílio Fontana, José João Muraro, Nossa Senhora de Fátima e Roberto Fachini.
O pacote inclui ainda R$ 260.325,62 para climatizar o Ginásio de Esportes Euzébio Garcia. Outros R$ 290.390,32 serão empregados na reforma do Campo Pedroso, ampliando os investimentos em espaços esportivos do município.
Município também receberá dez policiais
Durante o encontro, Hussein Bakri anunciou que Toledo receberá mais dez policiais após a conclusão do atual curso de formação da Polícia Militar. O grupo será incorporado ao efetivo responsável pelo atendimento local.
O prefeito Mario Costenaro declarou que os investimentos acompanham o crescimento de Toledo e fazem parte de um planejamento voltado à ampliação da infraestrutura e dos serviços públicos.
Ele destacou que o município vive um período de obras simultâneas em diferentes áreas. Na avaliação do prefeito, os resultados decorrem da atuação conjunta da administração municipal, Câmara de Vereadores, servidores públicos, sociedade organizada e Governo do Estado.
Costenaro também relacionou as ações à mobilidade, ao escoamento da produção, à educação, à saúde e à segurança pública. Para ele, a expansão do município exige preparação da estrutura pública local para acompanhar o desenvolvimento.
Nova unidade atenderá Toledo e região Oeste
A expectativa apresentada pelas autoridades é que o novo Batalhão dos Bombeiros fortaleça diretamente não apenas o atendimento, mas também a atuação regional da corporação. A ampliação deverá ocorrer gradualmente, conforme a organização operacional da unidade.
O ato reuniu vereadores, representantes de entidades empresariais, conselhos comunitários de segurança, Núcleo Regional de Educação, integrantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais e servidores.
Também participaram os vereadores Marcos Zanetti, Jairo Cerbarro e Ricardo Santos, além dos presidentes da Acit, Ademir Kopeginski, e do Conseg, Ernani Magnabosco. A presidente do Conseg Rural, Juciely Tonial, também esteve presente.
A criação do batalhão e o pacote de R$ 74 milhões reúnem investimentos em segurança, educação, mobilidade e esporte. As próximas etapas incluem a definição da estrutura física da unidade e a execução das obras anunciadas.
O que você considera mais urgente para Toledo: a nova sede do Batalhão dos Bombeiros, o reforço policial, as escolas ou o recapeamento das avenidas? Deixe sua opinião nos comentários e conte quais dessas melhorias podem produzir efeitos mais rápidos no cotidiano dos moradores e da região Oeste.
