Fábrica da Votorantim Cimentos amplia sua capacidade de produção em cinco vezes e planeja gerar 105 novos empregos para moradores do Ceará

Valdemar Medeiros
por
-
10-11-2021 14:09:06
em Indústria e Construção Civil
Votorantim Cimentos - fábrica - empregos - Ceará - oportunidade Ampliação da fábrica da Votorantim potencializa o Ceará como polo produtor de cimento – foto: Governo do Ceará




A Votorantim Cimentos expandiu sua fábrica no Ceará prometendo, além de gerar mais de 100 empregos para a população, a redução em 60% nas emissões de CO2 em suas etapas de produção

Na manhã desta terça-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana, foi à Caucaia para visitar a fábrica da Votorantim Cimentos, que expandiu sua capacidade em cinco vezes e planeja gerar vários novos empregos. Dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a fábrica passa a ter capacidade de produzir até um milhão de toneladas de cimento por ano. A novidade é que a tecnologia utilizada na fábrica no Ceará permite uma redução de 60% na emissão de CO2 no processo de fabricação.

Leia também

Fábrica da Votorantim Cimentos promete gerar 105 vagas de emprego

Quando atingir o pico de produção, a unidade no Ceará promete gerar até 105 empregos diretos, sendo 50 desses empregos frutos da expansão. O governador do Ceará comemorou o surgimento de novos empregos e renda, principalmente agora que o estado tenta retomar a economia. Ao total, foram investidos na unidade cerca de R$ 200 milhões.

O presidente global da empresa, Marcelo Castelli, afirmou estar alegre com a concretização do planejamento feito para a fábrica. Marcelo afirmou também que esta é a maior conquista dos últimos tempos em solo nacional. A Votorantim Cimentos saiu de 200 mil toneladas e chegou a um milhão de toneladas de cimento por ano. É uma fábrica bem administrada, uma das referências de eficiência nas plantas da empresa não só no Brasil mas em todo mundo.

O chefe maior da empresa afirmou que a Votorantim Cimentos avança com seu plano de ampliação no Ceará. O presidente ainda afirmou que a empresa espera que a expansão de Sobral (CE) também traga bons resultados.

Votorantim Cimentos investindo em sustentabilidade

Além de gerar novos empregos, a tecnologia na nova fábrica promete reduzir a poluição durante o processo de fabricação do cimento. De acordo com o Diretor de Operações da Regional Nordeste, Danilo Valadares, a Votorantim Cimentos produzirá cimento CP3-32 e essa é uma das largas vantagens, é um projeto sustentável.

A fábrica reduzirá 60% da emissão de CO2 por tonelada com a tecnologia instalada. Além disso, a nova forma de produção também reduz em 90% o consumo de recursos hídricos e 30% o consumo de energia elétrica. Marcelo reforçou que os planejamentos da empresa são ainda mais ousados no quesito de contribuição com a sustentabilidade na indústria da construção civil.

O diretor afirmou que na unidade do Ceará há um moinho vertical, que é a melhor tecnologia atualmente. Em 2050, o diretor afirmou querer chegar com emissão de zero poluentes.

12 protocolos já assinados no Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém tem ganho destaque na atração de novos projetos voltados à sustentabilidade. O governador do Ceará pontuou um novo setor que contribuirá com isso, além de gerar empregos e renda.

O estado está partindo na frente com 12 protocolos já assinados com empresas internacionais para instalar usinas de hidrogênio verde no local. Presente na ocasião, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressaltou a atuação na busca de novos projetos para o estado. Era necessário resgatar um desenvolvimento diferenciado para o estado e desde 92, o Ceará não tinha um ano tão desenvolvido no quesito de geração de empregos.  

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.