A companhia norueguesa de serviços submarinos Reach Subsea assinou um contrato de três anos com a Equinor para realizar trabalhos na plataforma continental do país e internacionalmente até 2026.
O acordo abrange toda a gama de serviços Reach Subsea, disse a empresa. O CEO da Reach Subsea, Jostein Alendal, disse que o acordo de trabalhos na plataforma fornecerá um impulso significativo ao crescimento e à utilização da frota convencional modernizada e expandida da Reach Subsea, bem como da frota não tripulada da Reach Remote, com os dois primeiros navios previstos para serem lançados em 2023.
“Também gostaria de enfatizar que agora oferecemos aos nossos clientes uma gama completa de serviços, incluindo os serviços de pesquisa e processamento de dados que adquirimos por meio das aquisições da iSurvey e da Octio”, disse Alendal. O contrato abrange todas as atividades principais da Reach Subsea, incluindo suporte à instalação, intervenção submarina e várias formas de pesquisa e monitoramento submarino.
Empresa prepara operação no quadro do gás
A Reach Subsea também anunciou que, sob um acordo-quadro com a Equinor, concedeu uma primeira solicitação para campanhas de pesquisa de gravidade em quatro campos de gás operados pela Equinor no Mar do Norte, no Mar da Noruega e no Mar de Barents.
- Petrobras confirma uma de suas maiores descobertas e já tem data para começar exploração
- Conheça o plano ambicioso da Petrobras que pode gerar 25 MIL empregos e investimentos de mais de R$ 130 BILHÕES
- “Se isso acontecer, a gasolina vai custar R$ 40 reais”, alerta Sergio Sacani sobre a produção de petróleo
- Gás natural argentino: Um risco para o hidrogênio no Brasil em meio à escassez e ao futuro do mercado de gás natural?
A empresa disse que o trabalho incluirá a utilização de tecnologia de ponta do Reach Subsea Monitoring Group (anteriormente conhecido como Octio). As atividades serão realizadas a bordo do recém-adquirido navio de pesquisa/construção leve ROV Viking Reach (anteriormente Edda Sun), e o trabalho durará aproximadamente dois meses, com início no segundo trimestre de 2023.
A licitação vencedora inclui opção para trabalho adicional dentro das capacidades do contrato-quadro, para o qual a embarcação implantará um ROV de pesquisa SROV, bem como um ROV de classe de trabalho e equipamento de pesquisa montado no casco.
Equinor inicia atividades de instalação offshore no campo de Bacalhau
A Equinor anunciou que iniciou as atividades de instalação offshore no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos. O trabalho foi realizado sob um abrangente contrato EPCI (Engineering, Procurement, Construction and Installation) com a SIA (Subsea Integration Alliance, uma aliança entre OneSubsea® e Subsea7).
A Seven Pacific, embarcação de construção/lay flexível da Subsea7, tem capacidade para operar em profundidades de até três quilômetros e é a primeira embarcação de instalação offshore a operar no ativo, instalando infraestrutura (umbilicais submarinos, risers e Pipeline).
Este é um ótimo modelo de colaboração entre a Equinor, a Subsea7 e seu parceiro científico, o National Oceanography Center, apoiando o foco da empresa na sustentabilidade para estudar mais sobre o mar, o que é fundamental para entender o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas e questões de impacto ao ambiente. Os dados da campanha Seven Pacific estarão acessíveis a cientistas e universidades locais brasileiras e globais para entender melhor nossos oceanos.