Energia solar: Marinha americana terá nova aeronave com capacidade de voar durante 90 dias usando painéis solares

Fábio Lucas
por
-
11-08-2021 17:15:19
em Energia Renovável
aeronave painéis solares energia solar Skydweller Aero/Twitter

Empresa trabalha em aeronave solar capaz de voar continuamente durante 90 dias

A marinha americana terá em mãos uma aeronave solar com enorme autonomia, dando ainda mais poder para os americanos no setor. Trata-se do Skydweller, aeronave que terá painéis solares instaladas nas suas asas. O equipamento promete uma grande autonomia e redução significativa de custos. 

Quem está por trás do projeto é a Skydweller Aero, empresa hispano-americana, que busca desenvolver o equipamento para dar ainda mais poder à Marinha americana nas suas operações no mar. A aeronave deve ser usada pela Marinha como mais uma forma de vigiar as áreas próximas aos seus navios. 

Como ela ficará tanto tempo no ar? 

A empresa sabe que para permanecer tanto tempo no ar é necessária uma grande envergadura de ponta a ponta das asas. É um total de 71 metros de envergadura, tendo cerca de 270 metros quadrados de área que será coberta por painéis solares para a geração de energia solar.  

Além de ajudar o meio ambiente, a aeronave teve a cabine do piloto removida, permitindo um aumento da sua autonomia. A capacidade de carga, como radares e câmeras, é de aproximadamente 400 quilos. O projeto ainda prevê a instalação de células de hidrogênio como backup. 

 “É uma enorme economia de custos para o governo dos Estados Unidos quando você olha para o custo total ao fazer muitas das missões de segurança nacional que temos”, disse John Parkes, um dos fundadores do Skydweller, à Aviation Today. 

Vídeo mostra a aeronave solar em testes

O projeto da aeronave que voará a base de energia solar irá testar nos próximos meses os voos autônomos do Skydweller, incluindo pousos e decolagens de forma totalmente autônoma. Após esta fase, começará a fase de testes da autonomia, onde os engenheiros pretendem deixar o equipamento no ar por 90 dias ou mais. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe