BMW desenvolve sistema de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar

Roberta Souza
por
-
10-08-2021 15:27:57
em Energia Renovável
Energia solar – carros elétricos – BMW Carregador da BMW/ Fonte: Mundo Conectado

O desenvolvimento da estação de recarga movida a energia solar foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil e parceiros de Santa Catarina

O BMW Group Brasil, dentro da sua estratégia de pioneirismo em mobilidade elétrica e comprometimento com a sustentabilidade, desenvolveu um projeto experimental, no qual criou uma estação de abastecimento movida a energia solar para carros elétricos completamente desconectada da rede pública de eletricidade. Veja ainda: Cidade do estado de São Paulo irá implementar usina de energia solar para alimentar sistema de ônibus elétricos

O projeto da BMW

O aparelho, que ainda está em fase de testes, utiliza oito conjuntos de painéis fotovoltaicos para gerar a energia. O projeto, desenvolvido no Brasil, foi selecionado entre os cinco melhores do programa mundial de inovação e intraempreendedorismo promovido pela matriz da montadora alemã. A execução foi feita em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source.

Essas duas últimas são importantes para um aspecto chave do projeto: a estação reutiliza baterias de alta voltagem de carros BMW i3, o primeiro modelo totalmente elétrico vendido pela fabricante no Brasil. O Solvi coleta as baterias e a Energy Source as aplica. São seis módulos de baterias utilizadas no aparelho, as quais armazenam a energia produzida pelos painéis de energia solar.

Como funciona o carregamento dos carros elétricos na estação de energia solar

Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox. Em duas horas de carga, é possível adicionar 100 km de autonomia a um carro elétrico. Segundo a fabricante, os resultados irão permitir estudar a aplicação da tecnologia em estações de recarga móveis, que poderão ser transportadas a locais desconectados da rede elétrica.

“Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecer as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações”, afirma Márcio Fonseca Filho, diretor de suporte ao cliente do BMW Group Brasil.  O projeto de energia solar faz parte de uma série de iniciativas da montadora voltadas à sustentabilidade. Até 2030, a empresa promete reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, em 40% no uso e em 20% nos fornecedores em comparação com os dados de 2019.

Confira ainda esta notícia: Tesla inaugura a primeira estação que usa apenas energia solar para recarregar carros elétricos

A empresa de carros elétricos, Tesla, inaugurou sua primeira estação de carregamento Supercharger na China que usa painéis de energia solar para uma recarga 100% sustentável. A nova estação de carregamento é a primeira em todo mundo e ganha destaque por coletar mais de 3.000 horas de luz por ano.

A estação que usa energia solar fica localizada na cidade de tibetana de Lhasa e, segundo um anúncio da Tesla, a escolha do local foi devido à abundância de luz que existe nessa zona montanhosa. Apesar da China ser o segundo maior mercado para a empresa de carros elétricos, essa é a primeira estação de recarga completa da Tesla que possui um armazenamento independente de energia solar.

Os painéis de energia solar, que foram montados no teto da estação de carregamento de carros elétricos, coletam a energia do sol, que é armazenada através de acumuladores e então, por fim, disponibilizada para os Superchargers Tesla. A empresa de Elon Musk também fez o anúncio de que o sistema de energia solar para a estação de recarga de carros elétricos será capaz de coletar cerca de 3.000 horas de luz anualmente. Em uma das duas publicações feitas pela Tesla após a inauguração da estação de recarga sustentável, o CEO afirmou que o sistema faz uso eficiente dos dons do Sol e da natureza.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe