Energia Solar e diesel unidos: Sistema híbrido que está alavancando altos investimentos no agronegócio brasileiro

Valdemar Medeiros
por
-
04-03-2021 18:55:44
em Energia Renovável, Usina e Agronegócio
Energia solar - diesel - agronegócio Sistema hibrido

Novo sistema híbrido que usa energia solar e diesel pode ser a salvação para o agronegócio brasileiro

Visando aumentar a produtividade no agronegócio brasileiro, sócios da empresa Entec solar decidem inovar em um sistema hibrido que usa energia solar e diesel capaz de gerar eletricidade para um fazenda inteira.

Leia também

Uso da energia solar no agronegócio brasileiro aumenta desde 2019

A energia solar fotovoltaica está cada vez mais presente em propriedades rurais e no agronegócio. Somente no primeiro semestre de 2019, foram produzidos 32.963kWp, o que representa cerca de 86% do total gerado durante o ano todo em 2018. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo ABSOLAR, este segmento é responsável por 8,7% dos investimentos no setor.  E esta porcentagem tende a crescer.

Sistema híbrido alavanca investimentos no agronegócio

O projeto de um sistema que faz uso de energia solar e diesel no agronegócio brasileiro ainda é pioneiro no país e no mundo, funciona por meio de uma micro rede autônoma e estável, sem necessidade de complementação da rede elétrica.

A estrutura foi integrada às instalações do sistema de irrigação existente. O abastecimento é feito por um sistema fotovoltaico de 773 kWp, com 700 kVA de inversores, 750 kVA de gerador diesel e um banco de baterias de 300 kWh de autonomia.

Com o uso de painéis de energia solares ligados a um gerador movido a diesel, essa combinação pode acabar garantindo o fornecimento de energia nas principais áreas isoladas que por vezes não possuem eletricidade ou ate mesmo são vitimas de suros elétricos constantes.

“Utilizando um gerador a diesel e painéis de energia solar se torna possível reduzir gastos com combustíveis, uma vez que o usuário do sistema passa a depender de uma fonte renovável (sol), assim você acaba tendo dois geradores a diesel”, descreve Jessé Jaelson da Silva, sócio e diretor da Entec Solar, especialista no fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaicos.

A estimativa é de que o cliente tenha o retorno do investimento em 6 anos. E ainda há previsão de aumentar a produtividade, dobrando a quantidade de safras por ano, de sacas por hectare e reduzindo o custo de produção por safra.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.