Início Energia renovável: agora, setor conta com mini turbinas eólicas que podem ser fixadas em telhados

Energia renovável: agora, setor conta com mini turbinas eólicas que podem ser fixadas em telhados

21 de maio de 2022 às 20:54
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia, turbina, turbinas eólicas
Imagem de ELG21 / Fonte: Pixabay

O novo sistema de turbinas eólicas abre portas para a melhoria do setor de energia renovável, que tem crescido cada vez mais

A empresa canadense The Power Collective projetou, recentemente, as chamadas RidgeBlade, mini turbinas eólicas que podem ser instaladas diretamente no telhado de residências e afins e gerar energia limpa. As mini turbinas eólicas, além de impressionarem com o design único, a discrição e a eficiência do produto, também contam com um aparato revolucionário no âmbito da abertura, utilizando de forma bastante eficiente o vento que gera energia elétrica limpa.

Funcionamento das mini turbinas eólicas

As RidgeBlade, mini turbinas eólicas, foram planejadas para serem instaladas no extremo de telhados, independente de serem comerciais ou residenciais, a fim de gerar energia renovável. As mini turbinas eólicas garantem que a geração de energia elétrica limpa seja consistente até mesmo em condições de vento forte, imprevisíveis e inconsistentes.
As mini turbinas usam a superfície de um telhado qualquer em aclive para capturar e concentrar o vento em maioria, para utilizar na geração de energia, aproveitando seu efeito de foco. Após isso, o vento capturado é forçado a percorrer sobre a superfície do telhado e formar um “gargalo” na crista do telhado, acelerando o ar constante por meio da mini turbina eólica.
Assim, quando se compara com o estado verdadeiro do vento, a velocidade presente ao redor da crista do telhado se triplica em questão de força e rapidez. Quando coloca-se as mini turbinas eólicas na área de alto fluxo de vento vê-se que elas possuem até nove vezes mais potência do que uma turbina éolica tradicional do tipo HAWT de eixo horizontal.
Além disso, as mini turbinas usam de sua aerodinâmica para evitar ruídos durante seu funcionamento, além de limitar a velocidade de suas lâminas devido às suas propriedades aerodinâmicas exclusivas.
Toda as mini turbinas eólicas foram submetidas a testes em ventos de mais de 160 km/h, tanto dentro de um túnel de vento quanto ao ar livre, em situações reais e sem perda de eficiência.

Artigos recomendados

Tipos de Mini Turbinas Eólicas

São vendidos três tipos de mini turbinas éolicas RidgeBlade. O primeiro tipo é o RB1, que é um estilo doméstico e é a versão menor do RidgeBlade, foi projetada para produzir energia limpa amplas condições de vento, seja ele forte ou em baixa velocidade, mantendo o menor impacto visual. Este tipo de mini turbina éolica é indicada para a grande maioria dos locais de instalação, inclusive residências urbanas e locais ambientalmente sensíveis, como Parques Nacionais e áreas rurais.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

O segundo tipo de mini turbina éolica é o RB2, que é a maior e mais potente versão do RidgeBlade, sendo planejado para instalação em vários tipos de construção que deseja produzir energia renovável. Essa mini turbina de energia éolica permanece com seu desempenho em uma ampla gama de condições de vento, assim como a RB1, porém fornece mais potência do que a turbina RB1 Residencial. A turbina RB2 é indicada para os vários tipo de locais de instalação, inclusive grandes estruturas industriais ou locais agrícolas.
E por último, para obtenção de máxima eficiência e desempenho das mini turbinas, o RidgeBlade disponibiliza soluções híbridas que une todos os pontos positivos dos sistemas das mini turbinas eólicas RB1 e RB2 com a saída adicional de painéis solares fotovoltaicos. Essas unidades híbridas usam os painéis solares de baixo perfil integrados à estrutura do telhado.

No entanto, apesar de ser uma grande novidade no setor de energia renovável, o uso de mini turbinas éolicas ainda não está tão em alta. Índices mostram que a energia eólica originária de casas que possuem mini turbinas éolicas, possuem um funcionamento igual ao de grandes turbinas em usinas eólicas, porém com tamanho reduzido. Somente no Ceará, há 27 mini usinas presentes em oito municípios distintos, que abastecem 90 unidades.

Relacionados
Mais recentes