O novo complexo de geração eólica de Lagoa dos Ventos da Enel vai produzir cerca de 1,6% de toda a energia do Brasil com a ampliação
Transforme o limão numa limonada! É esse o “lema” do nordeste brasileiro atualmente, ao utilizar o vento e o sol que tanto castigam o sertão do Piauí e agora se tornaram uma das maiores riquezas do local. Essa utilização se tornou possível graças à energia eólica, que alimenta as turbinas instaladas em Lagoa dos Ventos: o maior parque eólico da América do Sul, construído pela Enel Green Power Brasil.
A Enel Brasil, empresa italiana líder do setor, já construiu 302 torres eólicas em Lagoa dos Ventos, localizada no município de Dom Inocêncio (PI) e agora está fazendo a segunda expansão do complexo, com investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões na obra e previsão de início entre o final de 2023 e início de 2024.
“A primeira ampliação do complexo eólico Lagoa dos Ventos, iniciada em 2020, já está parcialmente em operação e a expectativa é de que esteja 100% concluída até o fim do ano. Hoje, o complexo de geração eólica produz cerca de 1 GW e quando a expansão terminar, a capacidade instalada será superior a 1,5 GW”, explica Nicola Cotugno, CEO da Enel Brasil.
- Nova lei do governo ameaça setor de energia renovável no Brasil, podendo afetar 1,8 MIL empregos e prejuízo de R$ 200 MILHÕES por ano
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Primeira turbina eólica residencial de 3 metros, desenvolvida com inteligência artificial, é apresentada como solução revolucionária para transformar o futuro da energia renovável!
GERAÇÃO EÓLICA DE ENERGIA
Como será a ampliação da usina eólica?
Na expansão, vão ser colocados 70 aerogeradores na usina que levarão a capacidade de geração eólica de Lagoa dos Ventos para 6,7 TWh por ano, o que representará cerca de 1,6% de toda a energia produzida no Brasil.
O complexo de geração eólica da Enel usa aerogeradores da GE Renewable Energy, e com as novas torres vai usar também máquinas da Nordex, com pás eólicas da Aeris (AERI3).
Hoje, o Grupo Enel possui no Brasil uma capacidade total instalada de energia renovável superior a 4,9 GW, dos quais mais de 2,4 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.
Grande potencial do Brasil
De acordo com Cotugno, “o Brasil possui um grande potencial de construção da matriz energética renovável, cuja base principal seja eólica e solar, graças a seu imenso território, ventos regulares e sol abundante”.
“O Brasil possui um potencial imenso. Pode chegar a ter uma geração de energia 100% renovável, sem riscos de racionamento e sem ter de utilizar combustíveis fósseis. E tudo apenas com investimentos em terra, com gastos muito menores do que plantas eólicas instaladas no meio do mar”, explica o executivo, “Sem contar a rapidez da construção”, conclui.
Em aproximadamente 15 meses colocamos de pé um complexo de energia eólica que possui capacidade de produção de 400 MW, considerando que uma central térmica ou uma planta eólica offshore demora muito tempo, sem contar uma central nuclear, que demora 15 anos. Por isso, para a Enel o futuro é menos de dois anos.