1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa desenvolve kit de energia solar que fornece 120 km por dia para carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa desenvolve kit de energia solar que fornece 120 km por dia para carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/01/2022 às 11:39
Atualizado em 28/01/2022 às 18:50
energia solar - painéis solares - painel solar - carros elétricos
Veículos elétricos movidos a energia solar são uma realidade, apesar de ainda serem algo não tão conhecido pela população em geral – foto: Divulgação/EV solar

A EV Solar Kits desenvolveu um kit de energia solar para carros elétricos. O kit é composto por um painel solar que gera cerca de 2 mil watts e oferece até 120 km de autonomia diários

No site de financiamento coletivo Indiegogo, uma campanha foi desenvolvida para vender um kit de carregamento solar para carros elétricos que oferece um painel solar que pode ser montado no teto. A ideia da EV Solar Kits é ser uma alternativa para as estações de carregamento, que são consideradas dispersas demais. Além do módulo de energia solar que vai fixo na parte superior dos carros elétricos, oferecendo 200 watts, há um painel solar flexível empilhável criado em oito seções que também ofertam 200 watts cada. De acordo com a empresa, as células podem ser ajustadas para que possam para caber no porta-malas de um tesla Model 3.

Leia outras noticias relacionadas

Kit de energia solar pode entregar 120 km de autonomia por dia

Kit de energia so0lar para carros elétricos – Reprodução/Youtube

O kit de carregamento por painel solar para carros elétricos também oferta um inversor e uma bateria pequena, uma tomada de 220 volts, duas tomadas de 110 e duas entradas USB. De alcance, a empresa afirma que é possível conseguir até 120 km diários.

De acordo com o site, o kit está em fase de engenharia, entretanto é possível entrar na lista de e-mail da empresa para se manter atualizado com as últimas atualizações da invenção. Segundo o anunciado pela empresa desenvolvedora do produto, somando o painel flexível e o painel solar para o teto do carro, é possível alcançar a marca de 2 mil watts.

Carros elétricos contam com poucas estações de carregamento

Alguns engenheiros automotivos acreditam que a energia solar fotovoltaica pode ser a melhor solução para a ansiedade de alcance nos carros elétricos. Empresas como a Fisker, Hyundai, Toyota e Tesla, já estão criando tecnologias parecidas, integrando células de energia solar em janelas e tetos dos carros elétricos e considerando outras partes da carroceria, como portas, tampas traseiras, capôs e porta malas.

Um dos pontos ressaltados pela empresa que criou o kit com painel solar para modelos elétricos, é a dificuldade para encontrar estações de recarga para modelos elétricos.

A empresa pode ter razão por certo lado, entretanto, essa infraestrutura tende a ser turbinada rapidamente. Para se ter uma noção da condição atual, a Tesla opera mais de 30 mil estações recarga rápida no mundo todo. Sem contar que a montadora promete até 322 km de carregamento por 15 minutos.

Carro elétrico com painel solar bate recorde de autonomia

A fabricante holandesa, Lightyear, que é a primeira a criar um carro elétrico movido a energia solar, atingiu um grande marco de autonomia e desempenho ao dirigir por 710 km com o protótipo do One.

Nunca antes um modelo elétrico percorreu essa distância com uma bateria pequena de 60 quilowatts/hora. De acordo com a empresa, mesmo os carros elétricos mais eficientes do atual mercado, consomem cerca de 50% a mais de energia rodando a 85 km/h.

O modelo movido a energia solar foi colocado na pista de testes Aldenhoven Testing Center, na Alemanha. Durante os testes foram avaliados aspectos do veículo, que foram desde a validação do rendimento dos painéis solares, consumo de energia do sistema de refrigeração, desempenho da bateria, entre outros.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos