Em abril, produção de petróleo caiu 0,5% e extração de gás natural subiu 2%, de acordo com a ANP

Roberta Souza
por
-
25-05-2020 20:49:04
em Petróleo, Óleo e Gás
bacia de campos, petróleo, petróleo e gás, gás natural bacia de campos, petróleo, petróleo e gás, gás natural

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou queda na produção de petróleo e aumento na extração de gás natural

Em abril deste ano, a produção de petróleo somou 2,958 milhões de barris de óleo por dia, o que representa queda de 0,5% ante o mês anterior (2,973 milhões de bopd), de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Veja ainda outras notícias:

Por outro lado, a extração de gás natural subiu 2% na comparação com março, para 124 milhões de metros cúbicos por dia. Ao todo, a produção do país foi de 3,738 milhões de boed.

A Petrobras produziu 2,163 milhões de bopd em abril, redução de 1,1% em comparação com março, quando a extração de petróleo da companhia totalizou 2,187 milhões de bopd. A estatal extraiu 96,1 milhões de m³/d de gás no período, em linha com o resultado de março (95,7 milhões de m³/d).

Processamento de petróleo nas refinarias caiu 26% em abril, de acordo com a ANP

Ao todo, 40,1 milhões de barris foram processados durante o mês de abril, contra 54,3 milhões verificados no mês de março.

A maior queda foi observada na produção de querosene de aviação. No período em questão, a produção do derivado desabou 82%, totalizando apenas 537 mil barris ante 2,9 milhões registrados no mês anterior. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a demanda por voos domésticos em abril caiu 93,1% e por viagens internacionais 96,1%.

Já referente a produção de gasolina, do tipo A por exemplo, houve queda de 32% (de 10,8 milhões para 7,4 milhões em abril).
Estudos feitos pela Rystad mostram que a demanda por combustíveis de veículos terrestres sentirá uma queda de 10,8% em 2020, totalizando 5,1 milhões de barris por dia. Entretanto, a procura por querosene de aviação sofrerá diminuição de quase 34%.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos